Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POSICIONAMENTO

Codevasf esclarece demissão de superintendente após investigação

Miled Cussa Filho foi demitido no início do mês de maio

Por Redação

16/05/2025 - 6:48 h
Codevasf dá detaçlhes sobre demissão de superintendente
Codevasf dá detaçlhes sobre demissão de superintendente -

A Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) negou que a demissão do ex-superintendente Miled Cussa Filho, ocorrida no início desse mês, tenha sido causada por colaboração com as investigações da Controladoria Geral da União (CGU) e Ministério Público Federal (MPF), conforme afirma reportagem publicada pelo portal UOL na quinta-feira, 15.

Leia Também:

A Polícia Federal apura uma suposta irregularidade nos convênios firmados entre a Prefeitura de Campo Formoso e a Codevasf para pavimentação de estradas, vencidos pela Allpha Pavimentação, no âmbito da Operação Overclean. A suspeita é de fraude, superfaturamento, além de indícios de pagamento de propina para a escolha da empresa.

De acordo com a estatal, o motivo do desligamento se deu por conta de recente verificação de que houve participação de representantes de empresa privada em reunião — na Superintendência e com a presença do ex-superintendente — sobre um convênio da Codevasf com a Prefeitura, o que não era de conhecimento da direção da Companhia.

“O ex-superintendente homologou o processo licitatório vencido posteriormente pela empresa representada na reunião. O desligamento buscou ampliar garantias de transparência e integridade para os processos de apuração”, afirma a Codevasf.

Ainda segundo a estatal, não há denúncias nos ofícios remetidos pelo ex-superintendente à CGU e ao MPF, mas simples exposição de fatos. “Os documentos apenas consolidam informações sobre providências tomadas pela Codevasf desde o início da execução do convênio, apresentam informações sobre a reunião e registram a participação do ex-superintendente nessa reunião. O ex-superintendente foi informado no dia 5 de maio de que seria desligado da Companhia. Os ofícios foram enviados por ele àqueles órgãos dias depois, em 8 de maio”, alega a Codevasf.

A Codesvasf também garante que os convênios firmados com a prefeitura foram encaminhados para auditoria especial em 6 de maio, também antes do envio dos ofícios pelo ex-superintendente e afirmou não possui qualquer relação com a empresa contratada pela Prefeitura.

“Em convênios, as licitações, as contratações, as medições e os pagamentos são realizados pelo órgão convenente — nesse caso, a Prefeitura. Cabe ao concedente (Codevasf) transferir recursos e analisar a conformidade dos processos”, diz a Companhia.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Campo Formoso Codevasf demissão miled cussa filho superintendente

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Codevasf dá detaçlhes sobre demissão de superintendente
Play

Desrespeito? Reação de Janja no velório de Preta Gil causa revolta

Codevasf dá detaçlhes sobre demissão de superintendente
Play

Bolsonaro vai a culto evangélico e tenta esconder tornozeleira; veja

Codevasf dá detaçlhes sobre demissão de superintendente
Play

Presidente do STF ignora crise dos vistos e é flagrado no forró

Codevasf dá detaçlhes sobre demissão de superintendente
Play

Clima esquenta na Câmara: Motta e Jordy trocam acusações

x