Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

COP30

Bruno Reis assina pacto de descarbonização no aterro de Salvador

Termo de compromisso que prevê a descarbonização a partir de projetos de biometano do setor de resíduos sólidos

Redação

Por Redação

11/11/2025 - 18:06 h | Atualizada em 11/11/2025 - 19:36
Bruno Reis está na COP30, em Belém (PA).
Bruno Reis está na COP30, em Belém (PA). -

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), participou na manhã desta terça-feira, 11, do painel Gestão de Resíduos e Economia Circular, como parte do segundo dia de programação da COP 30, que ocorre em Belém (PA). Na ocasião, o gestor municipal assinou um termo de compromisso que prevê a descarbonização a partir de projetos de biometano do setor de resíduos sólidos.

Também foram signatários do documento a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, o ministro das Cidades, Jader Filho, além de Celso Pedroso, representante do Grupo Solví, e Pedro Maranhão, presidente da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema).

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Segundo o pacto, a valorização energética dos resíduos sólidos urbanos representa uma das principais oportunidades para reduzir as emissões de carbono. Neste cenário, a proposta prevê a produção de biometano a partir de resíduos do Aterro Metropolitano Centro, com capacidade estimada em 150 mil Nm³/dia, sob responsabilidade do Grupo Solví.

Leia Também:

Além disso, entre os compromissos assumidos estão o estímulo à produção e uso do biometano em larga escala, tanto na indústria quanto no comércio, o incentivo a políticas públicas que ampliem o uso de combustíveis limpos e renováveis, inclusive na frota pública, e o fortalecimento da economia circular.

O pacto também prevê a disseminação de boas práticas e a facilitação de licenças e autorizações que viabilizem os projetos de descarbonização.

Após assinar o documento, Bruno Reis destacou que Salvador vem se consolidando como referência nacional em sustentabilidade urbana, com investimentos em gestão de resíduos e iniciativas voltadas à economia verde.

“Fomos convidados a participar de diversos painéis e apresentar programas como o Recicla Capital, premiado recentemente pela Fundação Bloomberg e pela C40, e o Roda, que promove a coleta seletiva no Centro Histórico. Temos ainda o Reutilize, voltado à coleta de tecidos e agasalhos para estimular a economia circular. São iniciativas que consolidam Salvador como uma das cidades do mundo com mais programas na área da sustentabilidade e preservação do meio ambiente”, afirmou o prefeito.

Bruno Reis também celebrou os resultados conquistados pela cidade na mitigação das mudanças climáticas. “O C40 divulgou um relatório em que Salvador aparece entre as 11 cidades do planeta, e a única da América Latina, que reduziram em mais de 30% as emissões de gás carbônico. Isso mostra o quanto avançamos e o quanto ainda podemos avançar”, ressaltou.

Programação

Na tarde desta terça-feira, a partir das 16h15, o prefeito Bruno Reis participa do painel “Gestão de Resíduos Sólidos como Estratégia Climática: Experiências Locais e Cooperação Internacional”, que é coordenado pela Prefeitura de Salvador, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

Paralelamente, o secretário de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), Ivan Euler, representa Salvador no Fórum de Secretárias e Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras, realizado no Pavilhão Brasil – Zona Verde, no auditório Jandaíra.

O painel, intitulado “Mitigação e Adaptação Climática: Boas Práticas Subnacionais em Perspectiva”, promoverá o debate sobre estratégias locais e internacionais para uma governança climática mais efetiva.

Durante o encontro, será entregue a Carta do CB27 para a COP30, documento construído coletivamente ao longo do ano pelos gestores das capitais brasileiras.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

biometano COP30 descarbonização Economia Circular gestão de resíduos mudanças climáticas sustentabilidade urbana

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Bruno Reis está na COP30, em Belém (PA).
Play

STF decide destino dos ‘kids preto’ que planejaram matar Lula e Moraes

Bruno Reis está na COP30, em Belém (PA).
Play

Pacto do Trabalho no Carnaval pode se tornar padrão em festas pelo Brasil, diz ministro

Bruno Reis está na COP30, em Belém (PA).
Play

Vereador é barrado ao tentar invadir nova Rodoviária de Salvador; veja

Bruno Reis está na COP30, em Belém (PA).
Play

Fim da escala 6x1? Senado decide destino da jornada trabalhista

x