POLÍTICA
Brasil ganha R$ 22 bilhões para financiamento de pesquisas científicas
Projeto do senador Jaques Wagner foi aprovado pela Câmara Federal
Por Da Redação

O financiamento de pesquisas em ciência, tecnologia e inovação ganhará um novo fôlego no Brasil com a adição de R$ 22 bilhões adicionais após aprovação de de um Projeto de Lei sugerido pelo senador Jaques Wagner (PT).
A proposta, que amplia a capacidade de empréstimos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) ao permitir o uso de recursos previstos em anos anteriores, o que caracteriza um superávit financeiro, segue agora para sanção presidencial.
“Todo país que se preze mira o desenvolvimento. E não existe desenvolvimento sem pesquisa em ciência, tecnologia e inovação”, comemorou Wagner.
Como a proposta lida com um superávit, o investimento não terá impacto nas contas da União, já que o orçamento já havia sido proposto em outros anos.
Ainda de acordo com o senador, o investimento tem impacto na economia do país e ajuda na geração de "profissionais mais qualificados, empresas mais preparadas e produtos de qualidade, que chegam a preço baixo aos brasileiros e mais competitivos para o consumo em outros países”.
“Segundo o Banco Mundial, a cada ponto percentual que se investe em ciência e tecnologia você tem, em cinco anos, na média, um crescimento de 1,6 ponto percentual do PIB. É 60% a mais de retorno em termo de criação de riqueza”, concluiu.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes