Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

VETOS À MOBILIDADE

Decisão atinge meia-passagem em ônibus de Salvador; confira

Além desse, edis também rejeitaram aumento para integração nos transportes

Por Gabriela Araújo

17/06/2025 - 21:49 h | Atualizada em 19/06/2025 - 7:51
movimento dos ônibus na Estação da Lapa
movimento dos ônibus na Estação da Lapa -

Em meio à sessão polêmica e tensa, os vereadores de Salvador decidiram rejeitar nesta terça-feira, 17, dois projetos de indicação ao prefeito Bruno Reis (União Brasil) relacionados à mobilidade da capital.

A extinção do limite do uso diário e mensal das meias-passagens estudantis no transporte público, ou seja, não ter mais a limitação de uso de quatro tarifas por dia.

Outro projeto vetado foi o do limite do horário de integração. A proposta prevê a cobrança de uma nova tarifa em intervalo de 3 horas, substituindo o atual de 2 horas.

Os projetos foram rechaçados pela maioria dos vereadores após o embate entre oposição e base aliada em relação a votação dos projetos no plenário Cosme de Farias.

Leia Também:

Embate

Os vereadores de governo e oposição entraram em rota de colisão na tarde desta terça-feira, 17, durante a última sessão legislativa antes do recesso parlamentar. O motivo do entrave foi a falta de acordo nos projetos da oposição que seriam aprovados, e que foram rejeitados pela situação, o que gerou uma intensa discussão no plenário.

Nos bastidores, a minoria diz acreditar que a medida se trata de "retaliação" após a invasão dos servidores à Câmara na votação do projeto de reajuste.

Durante o tempo partidário, o vereador Silvio Humberto (PSB) sugeriu que a bancada da minoria retirasse os projetos da ordem do dia para evitar a rejeição dos governistas às proposições de requerimento, indicação e moção de autoria do grupo.

“Nós vamos sugerir a retirada dos nossos projetos da Ordem do Dia já que não tem acordo. É do jogo da democracia”, propôs o socialista ao presidente Carlos Muniz (PSDB), no púlpito da Casa.

O que dizem os governistas

Na tentativa de manter a votação, o vereador Claudio Tinoco (União Brasil), defendeu a autonomia do Parlamento e as rejeições saudáveis dos projetos tanto de oposição como de governo.

"Não há garantias de que um vereador ou bloco partidário seja favorável ou desfavorável a determinada matéria. Se tudo que fosse submetido fosse aprovado, não adiantava estarmos aqui", afirmou o líder do União na Câmara.

Durante discurso, o líder de governo, Kiki Bispo (União), apontou "hipocrisia" dos grupos opositores, que teriam feito o mesmo em outras votações, e mencionou também a relação entre os blocos na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

"Quero dizer que a oposição, mesmo em pautas não polêmicas, já votaram contrariamente à projetos de vereadores, e os vereadores da base não podem votar contra em uma ou duas matérias? Isso ocorre na Assembleia, aqui não", bradou Kiki.

O que é projeto de indicação?

Um projeto de indicação é uma proposição utilizada por parlamentares para sugerir ao Poder Executivo a adoção de medidas de interesse público. Essas medidas podem incluir a execução de obras, a realização de serviços, a criação de programas ou a implementação de políticas públicas.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR ônibus de salvador Política Salvador vereadores de Salvador

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
movimento dos ônibus na Estação da Lapa
Play

Desrespeito? Reação de Janja no velório de Preta Gil causa revolta

movimento dos ônibus na Estação da Lapa
Play

Bolsonaro vai a culto evangélico e tenta esconder tornozeleira; veja

movimento dos ônibus na Estação da Lapa
Play

Presidente do STF ignora crise dos vistos e é flagrado no forró

movimento dos ônibus na Estação da Lapa
Play

Clima esquenta na Câmara: Motta e Jordy trocam acusações

x