Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

REDE ESTADUAL

Deputado quer atuação de psicólogos e assistentes sociais em escolas

Um dos objetivos da proposta é contribuir com o combate às violências em instituições de ensino

Por Da Redação

04/05/2023 - 16:57 h
Deputado estadual Pablo Roberto, autor da proposta
Deputado estadual Pablo Roberto, autor da proposta -

O deputado estadual Pablo Roberto (PSDB) propôs um Projeto de Lei para garantir a presença de psicólogos e assistentes sociais em escolas da rede estadual de ensino da Bahia. O objetivo, segundo ele, é “combater a violência nas instituições de ensino e promover a inclusão e igualdade entre os alunos”.

O PL nº 24866/23 prevê que os psicólogos e assistentes sociais trabalhem em conjunto com as equipes multidisciplinares das escolas, com o objetivo de desenvolver ações que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem, prevenindo e minimizando problemas educacionais. Eles também serão responsáveis por mediar conflitos e fazer encaminhamentos necessários para promover um ambiente adequado para a aprendizagem.

“A relação entre a violência, o bullying e a escola tem sido um fator agravante e de grande discussão entre pesquisadores do assunto atualmente, e é através da atuação desses profissionais nas equipes multidisciplinares que vamos tornar possível garantir a inclusão e superar as desigualdades nos ambientes escolares”, contou o deputado.

O projeto destaca que os profissionais atuarão prioritariamente em escolas maiores e com mais registros de violência entre os estudantes. Além disso, o PL estabelece que a função do psicólogo educacional será acompanhar o ambiente escolar, contribuindo para a melhoria dos relacionamentos interpessoais e para a promoção da qualidade do ensino. Já a função do assistente social educacional será orientar a comunidade escolar sobre a importância do respeito e clareza dos direitos e deveres individuais e coletivos nas relações de ensino e aprendizagem.

A distribuição dos profissionais será definida pelo Poder Executivo, com base no quantitativo de escolas da rede estadual. Em municípios de pequeno porte, a Secretaria de Educação poderá definir uma escola que servirá de base para o atendimento das demais unidades de ensino.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Alba Pablo Roberto violência nas escolas

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Deputado estadual Pablo Roberto, autor da proposta
Play

Provocação? Deputado rival de prefeito baiano posa com Ana Castela

Deputado estadual Pablo Roberto, autor da proposta
Play

Prefeito do partido de ACM Neto elogia Jerônimo: “Homem humilde”

Deputado estadual Pablo Roberto, autor da proposta
Play

Prefeito de Canindé quer levar modelo agro da Bahia para Sergipe

Deputado estadual Pablo Roberto, autor da proposta
Play

VÍDEO: veja imagens do projeto da Ponte Salvador-Itaparica

x