Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SOB PROTESTOS

Câmara aprova desafetação de áreas urbanas da capital

Vereadores discutiram proposta do Executivo na última sessão do ano

Por Eduardo Dias

20/12/2023 - 16:26 h
Votação foi marcada por protestos nas galerias
Votação foi marcada por protestos nas galerias -

A Câmara Municipal de Salvador (CMS) aprovou nesta quarta-feira, 20, o projeto de lei do Executivo n° 307/23, que trata da desafetação das áreas urbanas da capital. Os vereadores discutiram a proposta na última sessão do ano, com votos contrários da bancada de oposição.

Em uma segunda tentativa de votação, depois da suspensão da sessão da terça, a apreciação do projeto foi retomada. Marcada por protestos, a proposta recebeu emendas relacionadas a terrenos nos bairros de Pituaçu e Stella Mares/Praia do Flamengo.

Após uma ação movida pela Associação dos Moradores do Morro Ipiranga, contra a tramitação do projeto de lei encaminhado pela Prefeitura de Salvador, a Câmara contestou a ação e garantiu que a proposta fosse votada nesta quarta.

Na petição, subscrita pelos procuradores da Casa, nenhuma associação privada teria legitimidade para inviabilizar a tramitação de processo legislativo.

A CMS argumenta que “segundo jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, o controle jurisdicional sobre o processo legislativo em trâmite (indiferentemente do tema legislativo em questão) é medida excepcional, cuja legitimidade para ajuizar ações com tal finalidade, contudo, é restrita aos parlamentares, os quais possuem direito publico subjetivo de participar de um processo legislativo hígido (devido processo legislativo), pelo que podem questionar a matéria pela via estreita do mandado de segurança, o que não é o caso”.

Para Carlos Muniz, Presidente da Câmara, “as questões legislativas devem ser debatidas dentro da Casa, respeitando-se o princípio da separação e harmonia dos poderes”.

“O projeto foi legitimamente encaminhado pelo prefeito e o tema, se for conveniente ao plenário, será debatido. Se a base tiver maioria e aprová-lo, ok. Na democracia é assim. Como presidente não tenho direito a voto, mas não vejo nenhum vício no PL, porém respeitarei a vontade de meus pares”.

Nesta quarta, a Câmara também votou e aprovou a alteração em Lei de ordenamento do uso do solo da capital baiana. A aprovação da alteração da lei é uma vitória do Executivo para o andamento do PL de desafetação em Salvador.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

áreas urbanas Câmara Municipal desafetação PREFEITURA votação

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Votação foi marcada por protestos nas galerias
Play

Provocação? Deputado rival de prefeito baiano posa com Ana Castela

Votação foi marcada por protestos nas galerias
Play

Prefeito do partido de ACM Neto elogia Jerônimo: “Homem humilde”

Votação foi marcada por protestos nas galerias
Play

Prefeito de Canindé quer levar modelo agro da Bahia para Sergipe

Votação foi marcada por protestos nas galerias
Play

VÍDEO: veja imagens do projeto da Ponte Salvador-Itaparica

x