Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

EM ALTA

AtlasIntel: aprovação de Lula sobe em meio a tarifaço de Trump

Pesquisa mostra crescimento da avaliação positiva do governo do petista em meio a crise diplomática entre Brasil e Estados Unidos

Flávia Requião

Por Flávia Requião

15/07/2025 - 9:00 h | Atualizada em 15/07/2025 - 9:23
Lula
Lula -

Em meio a grande polêmica envolvendo o tarifaço dos Estados Unidos sobre as exportações dos produtos brasileiros ao país, a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu 2,6 pontos percentuais entre os meses de junho e julho. Resultado é já é o maior patamar atingido desde outubro de 2024.

Leia Também:

Conforme mostra a nova pesquisa Latam Pulse feita em parceria com AtlasIntel/Bloomberg, divulgada nesta terça-feira,15, a opinião positiva sobre o desempenho do mandatário subiu de 47,3% para 49,9%, enquanto a desaprovação recuou de 51,8% para 50,3%, um saldo positivo de 1,5 ponto percentual.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Ainda segundo o levantamento, a avaliação positiva do governo Lula (ótimo/bom) subiu 1,8 ponto percentual, passando de 41,6% para 43,4%. Já a avaliação negativa (ruim/péssimo) caiu de 51,2% para 49,4%.

Crise diplomática

As avaliações ocorrem durante a crise diplomática entre o Brasil e os Estados Unidos. O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou, no último dia 9, uma tarifa de 50% sobre os produtos importados do Brasil. A medida surge como uma forma de retaliação ao país devido ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na trama dos atos golpistas, no Supremo Tribunal Federal (STF).

“A forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional”, diz o texto de Trump.

A nova taxação foi anunciada por meio de uma carta endereçada ao presidente Lula. A cobrança entra em vigor a partir do dia 1º de agosto.

Após a ofensiva, o petista convocou uma reunião para este domingo, 13, para discutir medidas que o Brasil tomará e deve assinar, ainda nesta terça, o decreto que regulamenta a Lei de Reciprocidade Econômica após o tarifaço.

Pesquisa Latam Pulse Atlas & Bloomberg

O levantamento Latam Pulse ouviu 2.841 brasileiros entre os dias 11 e 13 de julho de 2025, por meio da metodologia Atlas RDR, feita pela internet. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

AtlasIntel governo Lula pesquisa AtlasIntel tarifa EUA trump

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Lula
Play

Fux absolve réus do crime de organização criminosa

Lula
Play

Fux vota com maioria por validade da delação de Mauro Cid

Lula
Play

Fux diz que defesa não teve tempo de analisar dados da acusação

Lula
Play

Fux sugere anulação de processo contra golpistas e "incompetência absoluta" do STF

x