POLÍTICA
Adeus ônibus antigos: nova frota chegará a Lauro de Freitas e RMS
Renovação da frota com 300 ônibus modernos e sustentáveis está prevista para 2026

Por Flávia Requião

A frota de ônibus de Lauro de Freitas e da Região Metropolitana de Salvador (RMS) será totalmente renovada com veículos elétricos e mais sustentáveis. Segundo apuração do Portal A TARDE, serão 300 novos ônibus, com entrega prevista até meados de 2026. A licitação para aquisição da frota deve ser aberta no início do ano que vem.
Leia Também:
O investimento, já aprovado pelo Novo PAC do Governo Federal, é estimado em R$ 670 milhões. Desse total, serão adquiridos:
- 180 ônibus elétricos, que utilizam eletricidade como fonte de energia limpa;
- 120 ônibus movidos a diesel com tecnologia avançada para redução de emissões poluentes.
Conforme detalhou a superintendente de Mobilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur-BA), Grace Gomes, o orçamento também inclui a implantação de um sistema pensado para o abastecimento dos ônibus.
“Tem a rede elétrica, conversando com a Coelba, ver onde serão as subestações, onde vão ser essas garagens, aonde vai chegar a essa energia, enfim, toda uma infraestrutura e nós estamos agora exatamente nesse momento do estudo.”
Dentro dos estudos de logística para o abastecimento dos veículos, Grace explicou que a Sedur também analisa quais linhas receberão cada tipo de ônibus. “Nem todos os lugares da Região Metropolitana de Salvador e mesmo em Lauro de Freitas podem passar o ônibus elétrico, porque ele tem uma uma sensibilidade do motor. [...] Mas podemos dizer que 80% das linhas que vão ter os ônibus elétricos vão chegar pelo corredor [da Avenida Santos Dumont].”

A nova frota chega para substituir os ônibus antigos e atender à crescente demanda de passageiros, promovendo a melhoria do transporte público.
Promessa do BRT
Diante de problemas crônicos no transporte público e da crescente demanda, especialmente no corredor da Avenida Santos Dumont (BA-099), foi estudada a implantação de um novo modal na região.
A proposta do BRT, concluída no ano passado e semelhante ao sistema já existente em Salvador, foi criada para substituir a aguardada expansão do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL), que foi arquivada pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) devido à demanda insuficiente para a construção da nova estação.

O projeto previa o BRT com uma extensão de 7,3 km e 11 paradas, totalmente pela BA-099, no trecho conhecido como Estrada do Coco, na região central de Lauro de Freitas. O sistema funcionaria 100% com corredores exclusivos e ônibus elétricos com saídas à esquerda.
No entanto, a idealização caiu por terra após o plano ser negado pelo Novo PAC em 2024 em apresentação feita pelo governo do Estado.
Segundo Grace, a obra foi negada pois “a maior parte do investimento que nós iríamos fazer não era na construção do corredor na Avenida Santos Dumont, era na duplicação da Avenida Girino para a gente tirar o tráfego de carros da Santos Dumont para a Girino de Souza. E aí ficou claro que a maior parte do orçamento que a gente pedia não era para um corredor de transporte, mas sim para um corredor para carros e essa não era a filosofia do PAC, era para o recurso ir para transporte público. Por mais que nós justificasse.”
Ideia do BRT descartada
A implantação do BRT foi descartada por ser considerada um investimento imediato, enquanto o planejamento futuro aponta para um modal com trilhos.
De acordo com a superintendente da Sedur, “de qualquer forma o BRT seria uma solução momentânea que futuramente teríamos que substituir, pois as demandas indicam que a partir de 2035 já seria necessário trocar o BRT pelo VLT. Por isso, apresentamos essa proposta transitória ao Governo Federal, e, em vez de um grande investimento imediato no BRT, optamos por investir em ônibus elétricos, além de buscar outras alternativas para o transporte na cidade como um todo.”
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes