Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍCIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

OPERAÇÃO

Operação em Salvador remove barricadas do crime em áreas dominadas pelo CV

Ação combate domínio territorial de facções em Salvador

Por Luan Julião

25/07/2025 - 14:03 h
Barricadas vinham sendo utilizadas pelas facções
Barricadas vinham sendo utilizadas pelas facções -

A Polícia Civil da Bahia, com apoio de diversos órgãos municipais e estaduais, deflagrou nesta sexta-feira, 25, uma megaoperação para reprimir o avanço territorial de facções criminosas em bairros estratégicos de Salvador. Batizada de Operação Barricada II, a ação teve como foco principal a remoção de barreiras montadas por grupos armados nas comunidades de Tancredo Neves, Narandiba e Engomadeira.

As barricadas vinham sendo utilizadas pelas facções para impedir o acesso de viaturas da polícia, veículos de emergência e até caminhões de coleta de lixo, comprometendo a circulação da população e reforçando o controle territorial do tráfico de drogas.

Operação Barricada II contou com o suporte técnico da Prefeitura de Salvador
Operação Barricada II contou com o suporte técnico da Prefeitura de Salvador | Foto: Divulgação / Redes sociais

“Todo e qualquer obstáculo será retirado”

Coordenador da operação e delegado do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), Marcos Tebaldi destacou o caráter contínuo e estratégico da ação. Ele afirma que a remoção das barricadas é uma determinação do alto comando da Segurança Pública do estado.

“Essa operação está acontecendo na sua segunda fase, aqui no bairro de Tancredo Neves e adjacências. É uma preocupação do Governo do Estado, uma preocupação do nosso delegado-geral, Dr. André Viana, e do nosso diretor, Dr. Moisés Damasceno, que essas pseudofacções que tentam dominar os bairros periféricos de Salvador estão tentando colocar obstáculos, barricadas, para dificultar o acesso não só de viaturas, mas de carros de emergência, como de bombeiros, ambulâncias, até o caminhão do lixo, prejudicando, né, o andamento natural do bairro. A determinação é que todo e qualquer obstáculo que impeça o direito de ir e vir da comunidade vai ser retirado. Nós não vamos permitir, qualquer que seja, onde quer que seja — esses obstáculos, se forem colocados, serão retirados.”

Foco em áreas dominadas pelo Comando Vermelho

Entre os alvos da operação está a localidade conhecida como Buracão, uma rota crítica entre Tancredo Neves e Narandiba, considerada uma das bases mais consolidadas do Comando Vermelho (CV) em Salvador. A região também é marcada por intenso confronto entre facções rivais e sucessivos episódios de violência armada.

Novas fases da operação estão previstas
Novas fases da operação estão previstas | Foto: Divulgação / Redes sociais

Tancredo Neves é apontado como um dos quartéis-generais do CV na Bahia, ao lado dos bairros Nordeste de Amaralina e Engomadeira. A facção, segundo investigações, age sob a liderança de Anderson Souza de Jesus, o “Buel”, Rei de Copas no Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA).Buel está foragido e seria o “cabeça” do CV no estado. Ele estaria escondido no Complexo do Alemão, reduto da facção no Rio de Janeiro. O grupo comandado por ele é investigado por tráfico de armas e drogas, homicídios, roubos, corrupção de menores, estupros, uso de documentos falsos e lavagem de dinheiro.

Leia Também:

Apoio técnico e ações integradas com outras operações

A Operação Barricada II contou com o suporte técnico da Prefeitura de Salvador, por meio de caminhões e máquinas para remoção das estruturas ilegais, além da Guarda Civil Municipal e do Departamento de Polícia Técnica (DPT). As ações são monitoradas em tempo real pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

Paralelamente, também foram deflagradas as operações Ponto Cego e Dinamus, em Salvador e em Porto Seguro. Nessas ações, ordens judiciais foram cumpridas nos bairros da Federação, São Gonçalo e novamente em Tancredo Neves, além da localidade de Arraial D’Ajuda, no litoral sul do estado.

Essas operações têm como foco o enfrentamento às facções criminosas, com alvos ligados ao tráfico, homicídios e outras atividades ilícitas que alimentam a estrutura do crime organizado na Bahia.

Operações devem continuar nos próximos dias

As forças de segurança reforçam que novas fases da operação estão previstas, com ações preventivas e repressivas para restaurar a ordem pública, a mobilidade urbana e garantir a presença do Estado em áreas consideradas sensíveis.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia CV operação Salvador tancredo neves

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Barricadas vinham sendo utilizadas pelas facções
Play

Chupetinha na mira: operação derruba facção ligada ao Comando Vermelho na Bahia

Barricadas vinham sendo utilizadas pelas facções
Play

Operação em Salvador remove barricadas do crime em áreas dominadas pelo CV

Barricadas vinham sendo utilizadas pelas facções
Play

Integrantes de facção são presos e arsenal é apreendido na Bahia

Barricadas vinham sendo utilizadas pelas facções
Play

Aquaman? Suspeito de tráfico tenta fugir da polícia e é capturado em alto mar

x