Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > NOTÍCIAS
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SEGURANÇA

Evento discute Segurança Pública Preventiva e Cidadã nesta segunda, 29

A Bahia foi o Estado mais violento do Brasil no primeiro semestre de 2022

Da Redação

Por Da Redação

26/08/2022 - 14:54 h

Evento que reune policiais civis, penais, militares, delegados, especialistas em Direito Criminal, e representantes de órgãos públicos, através do Setorial de Segurança Pública do PT Bahia, em parceria com a Escola de Formação Política Luiza Mahin, pretende discutir, na próxima segunda-feira, 29, às 19h, o atual quadro de violência no Estado da Bahia.

Na ocasião, além da análise sobre o contexto de "insegurança pública " que aflige todos os dias a sociedade baiana, a atividade visa apontar "As Dificuldades e Desafios para Construção de uma Segurança Pública Preventiva e Cidadã ". O encontro será realizado no auditório da Torre América, Condomínio Salvador Shopping Business, ao lado do Shopping Salvador.

Tudo sobre Notícias em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Segundo pesquisa do Monitor da Violência do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgada na última quinta-feira, 25, a Bahia foi o Estado mais violento do Brasil no primeiro semestre de 2022. Apesar de ter apresentado diminuição de 11,5%, quando comparado ao mesmo período de 2021, os dados divulgados pela pesquisa apontam 2.557 mortes violentas (homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte) contabilizadas na Bahia, de janeiro a junho de 2022. Destas, 2.557 foram enquadradas como homicídio doloso, 43 como latrocínio e 30 como lesão corporal seguida de morte.

Programação

A mesa do evento será composta pelo vice-reitor da UFBA, Penildon Silva Filho, pela presidenta da Comissão de Direitos das Mulheres da OAB BA, Renata Deiró, pelo advogado e especialista em Ciências Criminais, Vivaldo Amaral, pelo policial civil, Bacharel em Direito e Mestre em Geografia, Roberto José, além de Jeane dos Anjos, da Executiva Estadual do PT e coordenação da Escola de Formação Política Luiza Mahin , Gutierres Barbosa, vice-presidente do PT-BA, pelo ex- Ministro Eduardo Cardoso, e pelo investigador da policial civil e candidato ao Governo da Bahia pela federação PSOL-REDE, Kleber Rosa. A atividade conta com os apoios das empresas 3 Grau Formaturas e Eventos", Newton Engenharia, Sampaio e Costa Advogados Associados.

A analista criminal e investigadora da Polícia Civil, há 24 anos, Carla Sandra Vieira, lotada na 2° Coorpin do município de Catu, e membro do Setorial de Segurança Pública do PT Bahia, ressalta que não se faz Segurança Pública apenas através do uso da força policial, é necessário o Estado investir em políticas públicas em áreas consideradas como prioritárias: educação, saúde, cultura, lazer e geração de emprego e renda. “Precisamos construir uma segurança pública a partir de um novo olhar, a partir de uma perspectiva humanizada e que envolva toda a sociedade. Precisamos construir uma segurança pública de qualidade, que proteja sem tirar vidas", pontua a bacharel em Direito, que também integra o grupo dos Policiais Antifascismo.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Delegada fala sobre operação que desvendou associação criminosa

Play

Tiroteio em aldeias na Bahia assusta crianças e professores em escola

Play

Mulher de Guilherme de Pádua desmente amizade com Michelle Bolsonaro

Play

Dois policiais rodoviários são assassinados a tiros em Fortaleza

x