Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > PORTAL MUNICÍPIOS
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

IDENTIDADE

Prefeito altera brasão de município sem deliberação legislativa

TCM-BA decidiu por suspensão da utilização da nova logomarca

Por Rodrigo Tardio

16/07/2025 - 18:12 h
Prefeito
Prefeito -

A Prefeitura de Barro Alto, centro-norte da Bahia, sob gestão do prefeito Evilázio Joaquim de Oliveira, conhecido como Dadé (Avante), vai ter que reverter a decisão de alterar o brasão/logomarca atualmente adotado, após Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia TCM-BA) deferiu o pedido de medida cautelar, com o objetivo de suspender imediatamente a decisão.

Leia Também:

O órgão justificou a decisão com base na Lei Orgânica do município de Barro Alto, que no artigo 2º, reconhece expressamente o antigo brasão como símbolo oficial da cidade, cuja alteração exige deliberação legislativa específica.

Na defesa, o prefeito sustentou a legalidade da nova logomarca, citando a inexistência de legislação complementar que estabeleça a descrição, forma ou uso obrigatório do brasão anteriormente utilizado. Ainda, argumentou que o brasão utilizado anteriormente teria sido instituído de maneira irregular pelo ex-prefeito, sem respaldo legislativo, com cores que remetem a partido político.

Sobre a ausência de lei municipal formalizando os símbolos oficiais à época da promulgação da Lei Orgânica do município, o TCM relatou entender que o uso reiterado e contínuo ao longo dos anos conferiu-lhe legitimidade e valor simbólico de brasão oficial perante a coletividade, passando a integrar a identidade institucional do município.

Sendo assim, determinou a suspensão da utilização da nova logomarca nas redes sociais, veículos oficiais, obras e documentos públicos, até que eventual proposta de alteração seja regularmente submetida, discutida e aprovada pelo Poder Legislativo. A decisão cabe recurso.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Barro Alto Brasão Evilázio Joaquim de Oliveira. Logomarca Suspensão tcm-ba

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Prefeito
Play

Prefeitura de Seabra é acusada de crime ambiental após escavadeira afundar

Prefeito
Play

Ambulatório do Hospital Municipal de Catu funciona em almoxarifado

Prefeito
Play

Ambulantes dizem terem sido expulsos de feira pelo prefeito de Jequié

Prefeito
Play

Morador brada sobre água suja nas torneiras de Catu: "Suco de tamarindo"

x