Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > PORTAL MUNICÍPIOS
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

NOVA DIREÇÃO

“Hoje não daria autorização para a Tronox se instalar naquele lugar"

Novo diretor-geral do Inema defende que indústria química localizada no Litoral Norte seja transferida para pólo petroquímico de Camaçari

Alan Rodrigues

Por Alan Rodrigues

24/08/2025 - 5:36 h
Eduardo Topázio assume direção-geral do Inema após 34 anos de atuação na área ambiental
Eduardo Topázio assume direção-geral do Inema após 34 anos de atuação na área ambiental -

Recém-empossado como diretor-geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Eduardo Topázio acumula 34 anos de atuação na área ambiental. Ex-diretor de fiscalização do órgão, tem exata noção dos desafios que o aguardam.

Topázio reconhece que existem grandes passivos ambientais na Bahia mas pondera a necessidade de conciliar sustentabilidade com um modelo de desenvolvimento econômico. e sabe que é preciso ‘corrigir questões muito antigas’. Grande parte delas relacionadas ao uso das água.

Tudo sobre Portal Municípios em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

“A gente tem que entender que o coletivo está em primeiro lugar”, diz o novo diretor do Inema. Ele lembra que a água é um bem público e defende a regulação como forma de disciplinar o seu uso e preservar mananciais.

Pólo não pode parar

Na última semana, o Ministério Público (MP) denunciou a Central de Efluentes Líquidos (Cetrel) e a metalúrgica de cobre Paranapanema, por lançamento de efluentes não tratados no rio Capivara Pequeno.

Eduardo Topázio diz que não conhece em detalhes a denúncia mas destaca a importância do MP na fiscalização e diz que vem trabalhando no aperfeiçoamento dos processos da Cetrel.

“Se pegar a história do pólo petroquímico de Camaçari, tem um problema sério de passivo, implantação em área de aquífero, estamos revendo procedimentos e a renovação de licenças para corrigir problemas”, diz Topázio, reforçando que ‘o pólo não pode parar'.

Interdição não resolve passivo

É com essa mentalidade que o diretor-geral do Inema avalia a interlocução perante a Tronox, indústria química instalada no Litoral Norte, vizinha ao condomínio Interlagos e à comunidade de Areias.

Topázio lembra que a estrada que ajudou a desenvolver o Litoral Norte foi criada por causa daquela indústria, mas, admite que hoje seria muito mais difícil instalar um empreendimento dessa natureza no local.

Leia Também:

“Hoje eu não daria autorização para a Tronox se instalar naquele lugar. O incrível é que escolheram um local pra botar uma indústria com potencial cênico e uma importância ambiental fantástica”, avalia. E acrescenta: “O ideal é que ela fosse pro pólo petroquímico”.

Apesar disso, Eduardo Topázio defende ajustes nos processos da empresa em lugar de punições mais drásticas. “Hoje não fazem as práticas que a Tibrás fazia no passado, obviamente que herdaram alguns passivos”, pondera o diretor.

Conclusão da perícia sugere que Tronox falhou no controle de metais pesados no lençol freáticos
Conclusão da perícia sugere que Tronox falhou no controle de metais pesados no lençol freáticos | Foto: Reprodução

Segundo ele, a contaminação foi interrompida e o acúmulo de metais pesados no lençol freático só vai ser resolvido com o tempo. “O que houve foi que os métodos do passado não fizeram a proteção necessária dos aquíferos”, argumenta Topázio, para quem uma eventual interdição não resolve o passivo ambiental. “Se a empresa deixar de existir, deixa de gerar tudo que é positivo (como os empregos) e fica só o negativo”, diz o diretor-geral do Inema.

Perícia realizada pelo MP em laudos produzidos pelo Inema comprovaram que as barreiras hidráulicas instaladas para impedir a contaminação do subsolo não estariam cumprindo seu objetivo.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

inema licença ambiental Polo Petroquímico Tronox

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Eduardo Topázio assume direção-geral do Inema após 34 anos de atuação na área ambiental
Play

Caso Tronox: Vereador tenta barrar A TARDE em comissão. Veja vídeo

Eduardo Topázio assume direção-geral do Inema após 34 anos de atuação na área ambiental
Play

Precariedade de estádio deixa Cruz das Almas sem casa no Intermunicipal

Eduardo Topázio assume direção-geral do Inema após 34 anos de atuação na área ambiental
Play

Hospital na Bahia não cumpre prazo e aparelho permanece sem funcionar

Eduardo Topázio assume direção-geral do Inema após 34 anos de atuação na área ambiental
Play

Irritada, vereadora oferece salário para consertar equipamento de hospital

x