Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MUNDO

Uber vai além do asfalto: app permitirá reservar helicópteros em 2026

Empresa prepara terreno para lançar táxis aéreos elétricos e silenciosos a partir de 2026

Iarla Queiroz

Por Iarla Queiroz

17/09/2025 - 15:35 h
Uber helicóptero
Uber helicóptero -

Pedir um carro pelo celular já virou rotina. Mas e se, com o mesmo aplicativo, fosse possível reservar um helicóptero para fugir do trânsito? Essa é a promessa que a Uber deve começar a oferecer a partir de 2026, em parceria com a Joby Aviation e a Blade, empresas especializadas em mobilidade aérea.

A novidade marca mais um passo da Uber rumo a se tornar um “super app” de transporte, reunindo desde corridas de carro e moto até opções futuristas, como voos verticais.

Tudo sobre Mundo em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Nos Estados Unidos, os usuários poderão agendar viagens aéreas diretamente no aplicativo, sem precisar baixar o app da Blade, que até agora centralizava esse serviço.

Do trânsito às nuvens

A Blade já transportou mais de 50 mil passageiros em 2024, conectando Manhattan, Hamptons e os aeroportos JFK e Newark, além de operar rotas no sul da Europa. Os voos partem de pontos de pouso com lounges dedicados, oferecendo uma experiência diferenciada. Atualmente, os bilhetes começam em torno de US$ 195 por assento.

Leia Também:

Com a integração ao Uber, a expectativa é de que a mobilidade aérea ganhe escala, se aproximando de milhões de clientes que já usam o aplicativo no dia a dia.

“Integrar a Blade no aplicativo Uber é o próximo passo natural em nossa parceria global com a Uber e lançará as bases para a introdução de nossas aeronaves silenciosas e de emissão zero nos próximos anos”, disse JoeBen Bevirt, fundador e CEO da Joby.

Andrew Macdonald, presidente e COO da Uber, reforçou:

“Desde os primeiros dias da Uber, acreditamos no poder da mobilidade aérea avançada para fornecer transporte seguro, silencioso e sustentável para cidades ao redor do mundo.”

Rumo ao táxi aéreo elétrico

A Joby vem desenvolvendo um táxi aéreo 100% elétrico, projetado para levar quatro passageiros e um piloto a velocidades de até 200 mph (≈320 km/h), com impacto acústico até 100 vezes menor que o de um helicóptero convencional, segundo a empresa.

O plano é iniciar o serviço comercial em Dubai no início de 2026 e expandir para cidades como Nova York, Los Angeles, Reino Unido e Japão — ainda em fase de estudo e certificação.

Repercussão no mercado

Após o anúncio da parceria, as ações da Joby chegaram a subir 7%, enquanto os papéis da Uber caíram 1,1%. Hoje, a Uber detém aproximadamente 2,6% de participação na Joby, avaliada em US$ 232 milhões, segundo análise da Bloomberg.

Futuro na palma da mão

A aquisição da divisão de passageiros da Blade pela Joby, concluída em agosto de 2025, fortalece ainda mais essa rota. Embora a divisão médica da Blade — especializada em transporte de órgãos — siga independente, a fusão das operações de passageiros com a Joby cria um ambiente fértil para acelerar a chegada dos táxis aéreos elétricos.

O que antes parecia ficção científica começa a se tornar realidade: em poucos anos, será possível reservar um helicóptero pelo mesmo app em que se pede um carro.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

helicóptero táxi aéreo Uber

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Uber helicóptero
Play

Brasil e delegações deixam salão em protesto a Netanyahu na ONU

Uber helicóptero
Play

Vídeo: Trump passa por 'perrengue' antes de discurso na ONU

Uber helicóptero
Play

Asteroide potencialmente perigoso ao mundo será visível a olho nu

Uber helicóptero
Play

Raphinha acusa Disney de racismo contra filho pequeno: "Nojento"

x