MUNDO
Turismo global recuperou nível pré-pandemia de Covid, segundo ONU
747 milhões de chegadas internacionais foram registradas na Europa, 5% a mais que 2023

Por Redação

Em 2024, cerca de 1,4 bilhão de turistas viajaram para o exterior, e esse número é o mesmo de antes da pandemia, segundo a estimativa publicada pela ONU Turismo. De acordo com a agência, o número de viagens turísticas internacionais no mundo todo foi 11% maior quando comparado a 2023, 1,3 bilhão, alcançando assim a marca de 2019, ano que antecedeu a pandemia da Covid-19 e ano que detinha o recorde anterior.
Leia mais:
>> Material escolar está 7% mais caro em 2025; veja dicas para economizar
>> Shopping de Salvador recebe shows gratuitos; veja
>> Bahia vence Palmeiras e conquista Copa Conexão SP-Nordeste sub-15
"Em 2024, o turismo global terá concluído sua recuperação da pandemia", disse o Secretário-Geral da ONU para o Turismo, Zurab Pololikashvili, em um comunicado, ressaltando o fato de que em várias regiões alcançaram números maiores que em 2019.
Na Europa, que é o maior destino turístico no mundo, 747 milhões de chegadas foram registradas, 5% a mais que em 2023. O número de tráfego aumentou também no Norte da África (+22% em comparação aos níveis pré-pandemia), Oriente Médio (+32%) e América Central (+17%).
Segundo a ONU Turismo, a região Ásia-Pacífico foi a que mais evoluiu quando comparada a 2023, com 33% de turistas a mais que o último ano, por conta do aumento das restrições sanitárias na China. Porém, nesta região o fluxo de turistas foi menor que 2019.
"Espera-se que o crescimento continue ao longo de 2025", disse Zurab Pololikashvili no comunicado, somando que o crescimento deste ano pode ser de "3% a 5% em comparação a 2024", muito impulsionado pela Ásia em si. "Isso nos lembra da nossa imensa responsabilidade como setor econômico", acrescentou o Secretário-Geral do Turismo da ONU, que considerou necessário "colocar as pessoas e o planeta no centro do desenvolvimento do turismo".
O grande crescimento no número de visitantes gerou uma desconfiança entre os moradores de vários países disseram que ficaram preocupados por conta do alto fluxo turístico em suas cidades.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes