VÍDEO
Deputados trocam tapas e puxões de cabelo durante sessão; veja vídeo
Depois da confusão, a sessão foi suspensa e retomada em outro lugar

Por Carla Melo

Uma briga generalizada entre deputados, com direito a puxões de cabelo e a tapas, interrompeu a sessão do Parlamento mexicano, na noite desta segunda-feira, 15. Antes da confusão, os parlamentares votavam à dissolução do Instituto da Transparência da Cidade do México.
A sessão debatia se o órgão que garante acesso a dados públicos e a fiscalização das ações das autoridades seria extinto ou não. Quando parlamentares da oposição, integrantes do conservador Partido da Ação Nacional, subiram à tribuna, a confusão se iniciou.
Veja o vídeo
.
— 🇧🇷🇧🇷 Nunes Oliveira 🇧🇷🇧🇷 (@NunesOliveira33) December 15, 2025
🇲🇽 No Congresso da Cidade do México, o debate virou briga.
Teve soco, puxão de cabelo e empurra-empurra no plenário.
O motivo?
A tentativa de extinguir o Instituto de Transparência (InfoCDMX).
Deputados do PAN foram à tribuna para barrar o fim do órgão.
Parlamentares do… pic.twitter.com/jKhgUUyX8m
Eles acusaram a maioria governista do Morena, um partido de esquerda, de violar um acordo político para criar um novo órgão de investigação, o que deu início ao bate boca. Os grupos trocaram xingamentos e gritos, mas depois passaram a se agredir com empurrões e até puxões de cabelo.
“Ocupamos a tribuna de forma pacífica, sem tocar em ninguém, e a decisão tomada pelo grupo parlamentar majoritário e seus aliados foi tentar recuperar a mesa diretora por meio da violência”, declarou Andrés Atayde, coordenador do partido da oposição, em uma coletiva.
No entanto, o porta-voz do Morena, Paulo García, alegou que “oposição recorre à violência por falta de argumentos, por falta de capacidade de sustentar o debate”, em entrevista à TV Milenio.
Depois da confusão, a sessão foi suspensa e retomada em outro lugar, após a retirada dos oposicionistas do parlamento, conforme o Congresso da Cidade do México.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



