Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

NAVIO AFUNDA

Navio russo com arsenal bélico afunda no Mar Mediterrâneo

Acidente aconteceu na noite desta segunda-feira, 23

Redação

Por Redação

24/12/2024 - 22:30 h

Um navio cargueiro russo afundou no mar mediterrâneo na noite desta segunda-feira, 23, após uma explosão. Dois tripulantes estão desaparecidos, na embarcação que afundou ao sul da Espanha após uma explosão na sala de máquinas. As informações são da CNN Brasil.

Segundo o centro de crise do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, o navio nomeado Ursa Major, estava viajando pelo Mediterrâneo após atravessar o Estreito de Gibraltar, a estreita faixa de oceano entre a Europa e a África.

Tudo sobre Mundo em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Segundo o ministério, cerca de 14 tripulantes foram resgatados e levados para um porto espanhol, mas dois estão desaparecidos. O navio é da Oboronlogistika, uma empresa de transporte que movimenta cargas para o Ministério da Defesa da Rússia, que foi sancionada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos em 2022.

Leia também:

>> Anitta escolhe louça para o Natal avaliada em mais de R$ 100 mil

A agência de resgate marítimo espanhol confirmou que o navio afundou, e alertou as embarcações na área sobre a “possibilidade de destroços de naufrágio”.

A autoridade também pediu que “mantivessem uma vigilância atenta, mantivessem um amplo espaço” e que quaisquer avistamentos fossem relatados às autoridades.

De acordo com a Ucrânia, o navio tinha como destino a Síria. A empresa ainda disse em comunicado nesta sexta-feira, 20, que o navio estava a caminho de Vladivostok, no extremo leste da Rússia, e transportava dois grandes guindastes que seriam usados ​​para desenvolver a infraestrutura portuária lá.

Já a Diretoria Principal de Inteligência da Ucrânia (GUR), alegou nas redes sociais na manhã de segunda-feira, 23, que antes do navio afundar, estava indo para a Síria e já mostrava problemas em sua jornada.

O serviço de inteligência de Kiev afirmou que o navio havia quebrado na costa de Portugal, mas que a tripulação havia resolvido o problema e continuado o caminho.

A agência também pontuou que a Rússia enviou o navio para mover armas e equipamentos para fora da Síria, onde a Rússia ainda controla uma instalação portuária em Tartus, após o aliado de Moscou e ex-presidente sírio Bashar al-Assad ter sido deposto.

Duas autoridades dos EUA e uma autoridade ocidental informaram que a Rússia começou a retirar uma grande quantidade de equipamentos militares e tropas da Síria, na semana passada.

O Departamento de Estado dos EUA ressalta que os principais objetivos da Oboronlogistika são “garantir as necessidades do Ministério da Defesa russo em relação ao transporte, armazenamento e produção de bens militares e de propósito especial”.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

espanha Mar Mediterâneo Navio russo síria

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Trump diz que gosta de Lula, após nova conversa com petista

Play

Fim dos tempos? Homem flagra animal conhecido como 'fantasma branco'

Play

Polícia identifica “intercâmbio” de membro do CV na Ucrânia para treinamento de guerra

Play

Presidente mexicana é assediada sexualmente na rua; veja vídeo

x