MUNDO
Nasa projeta helicóptero autônomo para pousar em Marte
Novo equipamento deve pousar sozinho no planeta vermelho

Por Da Redação

Com a aposentadoria do helicóptero Ingenuity em janeiro, após completar 72 voos bem-sucedidos na superfície de Marte, a NASA iniciou os testes de um novo drone robótico para explorar o planeta vermelho. De acordo com a revista científica New Scientist, a nova aeronave será capaz de cortar a atmosfera de Marte em alta velocidade antes de pousar sozinha e percorrer vários quilômetros por dia, transportando equipamentos científicos.
Em entrevista à publicação, Theodore (Teddy) Tzanetos, supervisor do Ingenuity no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, revelou detalhes do novo helicóptero, denominado Chopper.
De acordo com a CNN, o Chopper será um drone de seis lâminas, pesando 35 quilos – 20 vezes mais do que o Ingenuity. Ele terá autonomia para percorrer até 3 quilômetros por sol (um dia marciano, com 24h40min) e poderá carregar até 5 quilos de carga científica.
Como funcionará o novo helicóptero?
Ao contrário do Ingenuity, que chegou a Marte a bordo do rover Perseverance, o Chopper será capaz de pousar diretamente na superfície do planeta a partir da órbita, sem a necessidade de apoio externo.
A aeronave será equipada com um jetpack — um dispositivo motorizado projetado para gerar impulso, desacelerar e controlar o pouso ao adentrar a atmosfera marciana.
Além disso, o Chopper será capaz de pousar de forma totalmente autônoma, sem a necessidade de selecionar cuidadosamente o ponto de entrada na atmosfera. Isso permite uma redução tanto na massa do veículo de lançamento quanto do próprio drone, resultando em maior eficiência no consumo de combustível.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes