Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > GUERRA EM ISRAEL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

GUERRA EM ISRAEL

Pela 1º vez, Lula chama ataque do Hamas de 'terrorismo'

Presidente disse ainda que reação de Israel é insana

Da Redação

Por Da Redação

20/10/2023 - 18:45 h | Atualizada em 20/10/2023 - 19:29
Imagem ilustrativa da imagem Pela 1º vez, Lula chama ataque do Hamas de 'terrorismo'
-

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou nesta sexta-feira, 20, os ataques do Hamas de "terrorismo" e "ato de loucura". O presidente também comentou sobre a reação de Israel, na qual chamou de "insana".

"Eu fico lembrando que 1.500 crianças já morreram na Faixa de Gaza. 1.500 crianças que não pediram pro Hamas fazer o ato de loucura que fez, de terrorismo atacando Israel. Também não pediram que Israel reagisse de forma insana e matasse eles. Exatamente aqueles que não tem nada a ver com a guerra, que só querem viver, que querem brincar, que não tiveram direito de ser criança", disse.

Tudo sobre Guerra em Israel em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Lula ainda citou o conflito entre Rússia e Ucrânia e afirmou que "não é possível tanta irracionalidade" e "insanidade" de seguir com guerras mesmo causando a morte de civis.

"Queria aproveitar, em nome das crianças vivas do nosso país, queria prestar solidariedade às crianças que já morreram na guerra da Rússia e Ucrânia, e que estão morrendo nessa luta insana entre Hamas e estado de Israel. Não é possível tanta irracionalidade, não é possível tanta insanidade, que as pessoas façam uma guerra tendo em conta de que as pessoas que estão morrendo são mulheres, pessoas idosas, crianças, que não estão no sequer o direito de viver".

Lula já tinha classificado os ataques contra Israel de "terroristas", mas não havia citado o Hamas. Na última semana, durante conversa com o presidente de Israel Isaac Herzog, Lula afirmou pelas redes sociais que reforçou a "condenação brasileira aos ataques terroristas e nossa solidariedade com os familiares das vítimas".

Oficialmente, o governo segue o critério estabelecido pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e só classifica um grupo como terrorista se houver aprovação da ONU.

O presidente participou nesta sexta-feira do seu primeiro evento público após a cirurgia no quadril e nos olhos, realizadas no final de setembro. O presidente fez uma participação por vídeo no evento de comemoração dos 20 anos do Bolsa Família.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Guerra em Israel Hamas Lula

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

500 pessoas morreram em ataque contra hospital em Gaza

x