Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

PROFESSOR

Técnico do Mirassol relembra jogos com a dupla Ba-Vi: "Muitas orações"

Rafael Guanaes foi eleito o melhor técnico do Campeonato Brasileiro

João Grassi

Por João Grassi

12/12/2025 - 19:04 h
Rafael Guanaes, técnico do Mirassol
Rafael Guanaes, técnico do Mirassol -

Eleito o melhor técnico do Campeonato Brasileiro de 2025, Rafael Guanaes fez história ao comandar o Mirassol na estreia do clube paulista na Série A, somando 67 pontos e terminando na 4ª colocação. A surpreendente campanha rendeu uma impressionante classificação para a fase de grupos da Copa Libertadores 2026.

Em entrevista ao ge.globo, Guanaes comentou sobre alguns momentos vividos no Brasileirão, incluindo os duelos contra a dupla Ba-Vi. O Mirassol foi uma das poucas equipes que não perderam para o Bahia na Arena Fonte Nova, com atuação bastante aprovada pelo treinador de 44 anos no empate por 1 a 1.

Tudo sobre Esportes em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

"Os primeiros 30 minutos [contra o Bahia] foram talvez um dos melhores tempos da competição. Depois aceleramos muito o jogo, perdemos um pouco do controle", relembrou Guanaes.

Apesar do bom desempenho diante do Tricolor, Rafael Guanaes comentou que fez "muitas orações" ao ver como seria a tabela do Leão Caipira no começo do Brasileirão. Ele avaliou o trabalho de Rogério Ceni como "consolidado" e elogiou a equipe baiana.

"Eu lembro bem quando fui contratado e olhei a tabela. Foi um momento de muitas orações: Cruzeiro, Fortaleza — que estava na Libertadores —, Bahia do [Grupo] City, muito forte, trabalho consolidado do Rogério [Ceni], e Grêmio em casa. Falei: ‘Cara, é uma parada dura para o começo’, revelou.

Leia Também:

Atuação contra o Vitória

Único time nordestino a derrotar o Mirassol no Brasileiro, o Vitória bateu os paulistas por 2 a 0 em jogo decisivo na permanência do Rubro-Negro na Série A. No entanto, Guanaes considerou que seu time "jogou muito bem" no Barradão. Ele chegou a citar a temporada de 2024 do Bahia na mesma resposta quando relembrou uma projeção.

"Nós perdemos para o Vitória jogando muito bem. Sempre passei essa mensagem. No começo da competição usamos muito o Bahia do ano passado como exemplo: ganhou 15, perdeu 15. Falávamos que iríamos perder muito. Como vamos lidar com momentos adversos? Se não, a gente vai para todo lado. Eu quero saber como quero perder. Ganhar é sempre bonito, mas como quero perder?".

O comandante fez um questionamento sobre o quão subjetivo é avaliar uma boa partida de futebol. Para ele, o duelo contra o Vitória foi de "poucos apontamentos".

"Eu digo aos jogadores: o que é jogar bem? Como trazer objetividade para algo subjetivo? O jogo contra o Vitória teve poucos apontamentos. Erros e acertos sempre existirão, mas como avaliar jogar bem dentro do planejado?, questionou.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

EC Bahia ec vitória Mirassol FC Rafael Guanaes

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Rafael Guanaes, técnico do Mirassol
Play

Ex-UFC baiano desaparece após mergulho em rio

Rafael Guanaes, técnico do Mirassol
Play

Ele fica! Bahia anuncia renovação de contrato de Everton Ribeiro

Rafael Guanaes, técnico do Mirassol
Play

Cadeiras arremessadas: caos marca estreia de turnê de Messi na Índia

Rafael Guanaes, técnico do Mirassol
Play

Torcedores incendeiam estádio após rebaixamento de clube; veja vídeo

x