SAIBA QUAIS
Sete jogadores voltam ao Bahia para reforçar o elenco em 2026
Vindos das séries A, B e até do Japão, sete emprestados retornam ao Esquadrão

Por Marina Branco

O Bahia já está se preparando para mais uma temporada com Série A, Baianão e pré-Libertadores, e o elenco começa a ser modificado aos poucos para 2026. Nele, podem estar integrados alguns dos retornos de empréstimo, que chegam a sete neste final de ano.
Enquanto um elenco alternativo será utilizado na disputa do Campeonato Baiano, a partir de 11 de janeiro, o time principal do Bahia volta aos trabalhos no CT Evaristo de Macedo no dia 5 de janeiro, dando início à preparação para a temporada de 2026.
Leia Também:
Quando isso acontecer, o grupo tricolor contará com nomes que retornam após passagens por empréstimo ao longo de 2025. Os sete jogadores com contrato vigente estão previstos para se reapresentar no início do próximo ano.
Ficam fora dessa relação Yago Felipe e Caio Roque, emprestados a Mirassol e Volta Redonda, respectivamente, mas que têm vínculo encerrado em 31 de dezembro e ficarão livres no mercado.
Também não retorna o goleiro Marcos Felipe, cujo empréstimo ao Eyüpspor, da Turquia, vai até junho de 2026.

Vindo da Série A
Três dos sete jogadores disputaram a Série A do Brasileirão em 2025, sendo Vitor Hugo, zagueiro emprestado ao Atlético-MG, o principal nome entre eles, que tem contrato com o Bahia até dezembro de 2026.
Lá, o defensor se firmou como titular sob o comando de Jorge Sampaoli e já manifestou interesse em seguir no clube mineiro, que negocia uma possível transferência definitiva com o Bahia.

Também estiveram na elite o lateral Matheus Bahia e o zagueiro Marcos Victor, ambos pelo Ceará, que acabou rebaixado à Série B. Matheus foi titular durante boa parte da temporada, enquanto Marcos Victor teve menos minutos em campo.
O Vozão demonstrou interesse na permanência da dupla, mas o rebaixamento dificultou qualquer avanço nas negociações. Com isso, ambos devem se reapresentar ao Bahia para nova avaliação.
Vindo da Série B
Os outros jogadores retornam após experiências na Série B. O goleiro Dênis Júnior foi titular da Ferroviária, equipe que acabou rebaixada à Série C. Com contrato até o fim de 2026, ele dificilmente será aproveitado e deve ser negociado mais uma vez.

Já o volante Miqueias, que disputou 39 partidas pelo América-MG, vive uma situação parecida. Também vinculado ao Bahia até 2026, a tendência é que seja direcionado a outro clube.
O último nome da lista da Série B é o volante Jota, de 21 anos, que esteve emprestado ao Criciúma, mas não chegou a atuar na Segundona. Com contrato até 2027 e boa avaliação interna inclusive do técnico Rogério Ceni, o Pivete de Aço foi cedido para ganhar experiência, mas não teve oportunidades.

Assim, a expectativa é que ele integre o time alternativo no Baianão e, posteriormente, seja novamente emprestado.
Destaque internacional
Entre os atletas que voltam, o único que atuou fora do país foi o atacante Rafael Ratão, que tem contrato com o Bahia até 2027. Emprestado ao Cerezo Osaka, do Japão, ele viveu a temporada mais artilheira da carreira, com 23 gols em 44 partidas.
Apesar do desempenho expressivo, Ratão já se despediu do clube japonês e retorna a Salvador sem definição sobre o futuro. Internamente, a expectativa é de que não permaneça em 2026.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



