Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ESPORTES

Ednaldo Rodrigues aciona STF para impedir nova eleição na CBF

Pedido ocorre antes de julgamento que definirá validade de sua eleição em 2022

Redação

Por Redação

16/05/2025 - 20:35 h
Ednaldo Rodrigues
Ednaldo Rodrigues -

A disputa pelo comando da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ganhou novos contornos nesta sexta-feira, 16, com o presidente afastado Ednaldo Rodrigues. O dirigente recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar suspender as eleições marcadas para o próximo dia 25 de maio, com o argumento de que o processo eleitoral pode agravar a instabilidade jurídica no futebol brasileiro.

Leia Também:

A solicitação de medida cautelar foi encaminhada ao ministro Gilmar Mendes e baseia-se no calendário da Corte: o julgamento que definirá a validade da eleição vencida por Ednaldo em 2022 está agendado para o dia 28, ou seja, três dias após o pleito convocado pelo atual interventor da entidade, Fernando Sarney.

Tudo sobre Esportes em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Para o dirigente destituído, realizar uma nova eleição antes da decisão definitiva do STF criaria um cenário de duplicidade de mandatos e disputas paralelas pelo controle da entidade máxima do futebol nacional.

Além de pedir a suspensão do pleito, a defesa de Ednaldo questiona a legitimidade da decisão que o afastou do cargo, proferida pelo desembargador Gabriel Zefiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, e contesta a nomeação de Fernando Sarney como interventor. Em caso de negativa por parte do STF, os advogados solicitam que outro nome seja indicado para a função: o do auditor Hélio Menezes.

“A permanência do atual cronograma pode implicar a instalação de um quadro de duplicidade de mandatos e disputas paralelas pela presidência da entidade, o que comprometeria a governança do futebol brasileiro, colocaria em xeque a validade de atos administrativos e contratos firmados, e alimentaria incertezas com potencial reflexo internacional – especialmente considerando os reiterados alertas da Fifa e da Conmebol quanto à autonomia das associações nacionais e à vedação expressa a qualquer forma de interferência judicial ou estatal”, disse Ednaldo.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

cbf ednaldo rodrigues

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Ednaldo Rodrigues
Play

Destaque! Veja lances de Kauê Furquim em Bahia x Ceará pelo Nordestão

Ednaldo Rodrigues
Play

Raphinha acusa Disney de racismo contra filho pequeno: "Nojento"

Ednaldo Rodrigues
Play

Vídeo: Cristiano Ronaldo se irrita com fã e toma atitude surpreendente

Ednaldo Rodrigues
Play

Osvaldo e o Vitória: para além do campo, a identificação

x