ALTO NÍVEL!
Atacantes ex-Bahia e Vitória 'renascem' e lideram artilharia no Japão
Dupla conhecida no futebol baiano vive destaque longe do Brasil

Por Lucas Vilas Boas

Uma dupla conhecida no futebol baiano lidera a artilharia do campeonato japonês. Emprestado pelo Bahia ao Cerezo Osaka, o atacante Rafael Ratão vive a melhor fase da sua carreira e é o vice-líder em gols marcados no torneio — apenas atrás do ex-Vitória Léo Ceará, atacante do Kashima Antlers.
Ratão faz, por muito, a sua temporada mais artilheira no futebol profissional. Emprestado até o final da temporada, o atacante tem contrato com o Tricolor até dezembro de 2026 e pode ser uma opção para Rogério Ceni no próximo ano.
Figurinha carimbada' no banco de reservas na temporada passada, o jogador deixou o Bahia em busca de minutagem e achou, bem distante do Brasil, um lugar de destaque.

Léo Ceará, por outro lado, atua no Japão desde que deixou o Vitória em 2021. O centroavante já desponta no topo da artilharia da J-League há cinco temporadas e, aos 30 anos, é um dos principais destaques do campeonato.
Leia Também:
Relação futebol baiano-Japão
Não é a primeira vez que um jogador de Bahia e Vitória embarcam rumo ao Japão em busca de destaque. Os meio-campistas Gustavo 'Mosquito' e Val Soares, por exemplo, defendem clubes japoneses após deixarem o Leão na temporada passada.
O atacante Edigar Junio, ex-tricolor, atua no V-Varen Nagasaki, clube da segunda divisão japonesa, assim como o meia Patrick Verhon, jovem meia que passou pelas divisões de base do Esquadrão de Aço.
O atacante Everaldo, que deixou o Bahia para fechar o Fluminense neste ano, defendeu o Kashima Antlers em 2023, antes do acerto entre as partes.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



