Busca interna do iBahia
HOME > ENTRETENIMENTO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MELHOR SEGUNDA

"Ficou 1 andorinha só fazendo verão", reflete Xanddy sobre pagode raiz

Cantor defende a preservação do samba de roda

Iarla Queiroz e Luiza Nascimento

Por Iarla Queiroz e Luiza Nascimento

04/01/2026 - 18:25 h | Atualizada em 04/01/2026 - 20:08
Imagem ilustrativa da imagem "Ficou 1 andorinha só fazendo verão", reflete Xanddy sobre pagode raiz
-

A pré-Melhor Segunda-Feira do Mundo, evento de Xanddy Hamornia que antecede um dos ensaios de verão mais aguardados de Salvador, acontece neste domingo, 4, na Concha Acústica, e é aberta ao público. Na ocasião, durante entrevista coletiva, o artista refletiu sobre o pagode antigo e da nova geração.

Em resposta ao portal A TARDE, o cantor afirmou que, desde o início da carreira, tem trabalhado na intenção de manter o gênero da forma tradicional, focado no samba de roda, como aprendeu com grupos como É o Tchan, Terra Samba, Bom Balanço e Gang do Samba.

Tudo sobre Entretenimento em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

"De alguns anos para cá, eu tenho feito isso com mais intensidade ainda, para que a nova geração realmente seja impactada, porque parece que ficou uma andorinha só fazendo o verão", explicou.

No mês de setembro de 2025, o músico lançou o projeto "Xanddy Samba de Roda", iniciativa que celebra as origens do artista e presta homenagem ao ritmo que marcou o início de sua trajetória musical. O cantor garante que o projeto, além do resgate do samba de roda, tem o intuito de apresentá-lo à nova geração.

Imagem ilustrativa da imagem "Ficou 1 andorinha só fazendo verão", reflete Xanddy sobre pagode raiz
| Foto: Iarla Queiroz / Ag A TARDE

"E tem dado certo. Eu acho que tem muita gente olhando para o que tem sido feito e alguns se espelhando. Eu tenho visto já alguns frutos, alguns resultados. E sempre deixo essa mensagem para essa turma da nova geração: é importante fazer algo que dure para sempre, que nossos tataranetos consigam ouvir, que fique atemporal. Não pode ser algo feito agora só pensando no imediatismo, na coisa do sucesso, porque a gente sabe que muitas dessas músicas acabam sendo descartáveis", afirmou.

Realização na Concha Acústica

Esse ano, o evento acontece na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, pela primeira vez na história. A festa oficial é na segunda-feira, 5, mas Xanddy decidiu fazer um ensaio aberto, com a presença de Ivete Sangalo, após pedido do público.

O espaço, que é tradicionalmente conhecido por receber artistas de fora ou que cantem MPB, será palco de um show de pagode. Para o cantor, que gravou o primeiro DVD da carreira do local, em 2005, poder voltar a ocupar a Conha é a realização de um sonho.

"A Concha é um lugar muito especial e eu fico muito feliz em poder retornar reviver tudo isso e tornar isso importante também [...] Teve uns artistas que me disseram 'Poxa, eu nunca tinha vindo aqui na Concha, eu não conhecia a Concha' e estão maravilhados", concluiu.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Concha Acústica cultura musical ensaios de verão Pagode samba de roda Xanddy Hamornia

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Marina Sena se manifesta após Juliano Floss ser confirmado no BBB 26

Play

Bruna Marquezine e Shawn Mendes dão beijão no Ano Novo; vídeo

Play

Filhas de Ivete curtem dia na Fenagro ao lado do pai, Daniel Cady

Play

“Se vier menina, vamos tentar de novo”, diz Léo Santana

x