RIO DE CONTAS
Festival de Graffiti com arte urbana e oficinas vai agitar a Chapada
Evento gratuito acontece de 1 a 3 de agosto e reúne grafiteiros de diversas regiões da Bahia, show de rap, oficinas e murais ao ar livre
Por Jair Mendonça Jr

O município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, será palco de uma explosão de arte, cores e rimas com a chegada do 1º Festival de Graffiti Rio de Contas, que acontece nos dias 1, 2 e 3 de agosto. Com o objetivo de fortalecer a presença do movimento Hip-Hop no interior da Bahia e democratizar o acesso à arte urbana, o evento reunirá 23 artistas grafiteiros de diversas regiões do Estado para pintar murais coletivos na principal avenida da cidade.
Leia Também:
“A ideia do festival surgiu de uma inscrição na Lei Aldir Blanc, então inscrevi o Festival de Graffiti, que deu certo e cresceu. Hoje temos 23 artistas, show de rap, oficinas em seis escolas e o apoio da comunidade local. Isso mostra como o projeto se expandiu com o engajamento de todos”, conta Jeff Dias, criador do Festival.
O graffiti nunca teve muito espaço aqui. Com o festival, estamos construindo algo transformador
A curadoria reúne nomes da cena baiana, incluindo artistas com carreira internacionalmente reconhecida, que vão transformar os muros da cidade em verdadeiras obras de arte, promovendo o intercâmbio cultural e valorizando o espaço público como local de expressão e pertencimento.

Além da arte ao vivo, a programação musical promete agitar a cidade. Na noite de abertura, 1 de agosto, às 19h, acontece um show de rap com artistas de Vitória da Conquista e Bom Jesus da Lapa, na calçada da feira. A iniciativa também busca inserir o graffiti na agenda cultural do município, além de oferecer atividades educativas para crianças e adolescentes da rede pública. Ao todo, seis escolas participam das oficinas: duas na sede de Rio de Contas e quatro em distritos rurais.
“O graffiti nunca teve muito espaço aqui. Com o festival, estamos construindo algo transformador em um lugar que tradicionalmente vive certo atraso em termos de cultura urbana e tecnologia. É uma oportunidade para todos conhecerem esse universo e serem bem recebidos pela arte”, conclui Jeff.
Além da experiência artística e educativa, o festival também abre espaço para parcerias com marcas e empresas locais, que terão visibilidade nos murais e materiais audiovisuais de divulgação do evento.
Com apoio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) do Estado da Bahia, o evento busca fortalecer o intercâmbio entre artistas de diferentes territórios. Toda a organização do Festival está em diálogo direto com o IPHAN, assegurando que as intervenções respeitem e valorizem o patrimônio arquitetônico e histórico da cidade.
1º Festival de Graffiti Rio de Contas
Quando: 1, 2 e 3 de agosto de 2025
Onde: Avenida principal de Rio de Contas (BA), com programação musical na calçada da feira
Incrições: até hoje, 25, clique AQUI
Mais informações: Instagram @graffitiriodecontas
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes