Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > EMPREGOS & NEGÓCIOS
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

DÚVIDA

Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador; Qual o correto?

Dúvida entre termos é comum, principalmente próximo a data, celebrada em 1 de maio

Redação

Por Redação

30/04/2025 - 12:47 h | Atualizada em 30/04/2025 - 13:49
Imagem ilustrativa da imagem Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador; Qual o correto?
-

Uma greve reivindicando jornada de 8 horas por dia, em 1886, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, marcou a data 1 de maio como o Dia Internacional dos Trabalhadores. Porém, no Brasil, a data só foi oficializada em 1924, durante o governo do presidente Artur Bernardes (1875-1955), mas, no gestão do presidente Getúlio Vargas (1882-1954), como atestam historiadores contemporâneos, acabou sendo cooptada pela máquina estatal alguns anos mais tarde. Vargas, então, alterou a nomenclatura, deixando de ser o Dia do Trabalhador para se tornar o Dia do Trabalho.

Leia Também:

É comum haver confusão entre "Dia do Trabalho" e "Dia do Trabalhador", apesar de ambos os termos se referirem ao mesmo feriado: celebrado em 1º de maio. A distinção técnica pode existir em alguns contextos, mas na prática, os termos são utilizados da mesma forma para celebrar os trabalhadores e o trabalho.

Tudo sobre Empregos & Negócios em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Direitos Trabalhistas

No Dia do Trabalho, celebrado em 1º de maio, especialistas apontam que motoristas de aplicativos, entregadores, freelancers de plataformas digitais e trabalhadores em home office, por exemplo, enfrentam brechas na proteção legal e nas garantias históricas conquistadas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Segundo a advogada trabalhista e professora da Faculdade Baiana de Direito, Christiane Gurgel, o avanço tecnológico trouxe inúmeras possibilidades de geração de renda e flexibilidade, mas também revelou vulnerabilidades no amparo aos trabalhadores. "Muitos profissionais hoje não se encaixam no modelo clássico da CLT, o que os deixam expostos às jornadas excessivas, à ausência de benefícios e à insegurança jurídica", afirma.

Para aqueles que atuam em regime de home office, a separação entre vida pessoal e profissional tornou-se ainda mais desafiadora. "A falta de controle da carga horária e a expectativa de disponibilidade constante exigem uma atualização das normas, para assegurar o direito à desconexão e preservar a saúde mental dos trabalhadores", destaca Gurgel.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

1º de maio dia do trabalhado dia do trabalhador

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Programa Acredita busca facilitar empreendedorismo no país

Play

Empreendedoras negras revelam novos olhares sobre a beleza feminina

Play

Feira reúne pequenos negócios das cadeias produtivas do estado

Play

“Teremos um período de incerteza na aplicação das novas regras”, diz juiz

x