Busca interna do iBahia
HOME > ECONOMIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ECONOMIA

Turismo de negócios impulsiona desenvolvimento do setor na Bahia

Painel do evento debate estratégias e destaca papel da Bahia como referência nacional em turismo de eventos e negócios

Isabela Cardoso

Por Isabela Cardoso

05/11/2025 - 18:38 h | Atualizada em 05/11/2025 - 22:11
Antonio Barretto Junior, diretor de Destino do Grupo Prima
Antonio Barretto Junior, diretor de Destino do Grupo Prima -

O turismo de negócios e eventos foi o foco do painel “As forças e particularidades naturais que fazem da Bahia destaque no turismo nacional”, um dos principais debates do Summit de Negócios Made in Bahia, que começou nesta quarta-feira, 5, no Centro de Convenções Salvador.

O encontro reuniu autoridades, especialistas e representantes do trade turístico para discutir o papel estratégico da Bahia como um dos destinos mais competitivos do país, com destaque para a integração entre infraestrutura, marketing e diversificação de produtos turísticos.

Tudo sobre Economia em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

O secretário estadual de Turismo, Maurício Bacellar, enfatizou a importância do turismo de eventos para impulsionar o fluxo de visitantes e fortalecer a cadeia produtiva do setor.

“A Bahia tem uma diversidade de segmentos que nós trabalhamos para incrementar o fluxo turístico. O turismo de eventos tem uma importância fundamental no estabelecimento desse fluxo, porque além de movimentar os equipamentos turísticos do estado, ele apresenta a Bahia como uma verdadeira vitrine para os outros segmentos que temos. Com isso, a gente movimenta ainda mais o turismo”, afirmou Bacellar.

O painel foi mediado por Antonio Barretto Junior, diretor de Destino do Grupo Prima, e contou com a participação de Isaac Edington, presidente da Salvador Turismo (Saltur), e Milena Palombo, CEO da GL Events Brasil. Barretto destacou que a atuação conjunta entre Estado e municípios tem garantido resultados expressivos na promoção da Bahia como destino turístico.

“Foi uma oportunidade ímpar de discutir o turismo com autoridades como Maurício Bacellar, Isaac Edington, presidente da Salvador Turismo, e Milena Palombo, CEO da GL Events no Brasil. Ficou claro que as instâncias estaduais e municipais, independentemente de filiações partidárias, estão trabalhando em conjunto. O marketing turístico vem sendo executado de forma diferenciada, tanto que a Bahia hoje é destaque nacional e internacional em atratividade”, disse o executivo.

Leia Também:

Segundo Barretto, Salvador está entre as quatro cidades mais desejadas do Brasil para se visitar, de acordo com pesquisa do Ministério do Turismo divulgada em agosto de 2025, atrás apenas de Fernando de Noronha, Porto de Galinhas e Lençóis Maranhenses.

Ele também ressaltou o impacto positivo da requalificação urbana e da diversificação de experiências turísticas, como o afroturismo, o turismo cultural, esportivo e de bem-estar, que têm ampliado o perfil e o poder aquisitivo dos visitantes.

“A requalificação da Rua Chile, os novos empreendimentos como o Fera Palace, o Fasano e o Palacete Tira Chapéu elevaram o padrão da hotelaria e trouxeram turistas de maior poder aquisitivo. Esse movimento tem se expandido para outras regiões, impulsionando o desenvolvimento em destinos como a Chapada Diamantina, a Costa do Descobrimento e o Litoral Sul”, completou Barretto.

Atualmente, a Bahia conta com 13 regiões turísticas e 132 municípios voltados ao turismo, com destaque para investimentos em infraestrutura e conectividade aérea em cidades como Vitória da Conquista, Barreiras, Porto Seguro e Lençóis.

O secretário Bacellar reforçou que o governo do Estado tem apostado na integração entre o turismo de eventos, o lazer e o turismo regional, visando ampliar a permanência e o gasto médio dos visitantes.

Grupo A TARDE: espaço interativo e jornalismo em foco

O Grupo A TARDE marca presença no Summit de Negócios como parceiro de mídia, trazendo, em tempo real, informações do evento através de um aquário interativo para entrevistas, o que reforça sua atuação multiplataforma, com jornal, rádio, portal, redes sociais e o canal A TARDE Play.

O Summit de Negócios Made in Bahia 2025 segue ate quinta-feira, 6, com painéis e debates de inovação, crédito, turismo, educação, infraestrutura e tecnologia. O evento é realizado pelo Grupo Business Bahia, Zoom Imagem, Lide Bahia e Zum Brazil, com patrocínio da Prefeitura de Salvador, Banco do Nordeste e Governo Federal.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia Desenvolvimento negócios Salvador Summit Turismo

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Antonio Barretto Junior, diretor de Destino do Grupo Prima
Play

Da fazenda à xícara, Igaraçu revela segredo por trás dos cafés especiais

Antonio Barretto Junior, diretor de Destino do Grupo Prima
Play

SuperBahia tem expectativa de movimentar R$ 650 milhões

Antonio Barretto Junior, diretor de Destino do Grupo Prima
Play

Mineração: Bahia sediará evento histórico que contará com pregão da Bolsa de Toronto

Antonio Barretto Junior, diretor de Destino do Grupo Prima
Play

Megan, a "filha digital" da Bahia que revoluciona a segurança com IA

x