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Tang é denunciada por publicidade enganosa em refrescos

A denúncia aponta que a marca associa falsamente os produtos como saudáveis

Da Redação

Por Da Redação

20/10/2023 - 17:11 h
A análise do Idec concluiu que os produtos têm adoçante, excesso de açúcar e excesso de sódio
A análise do Idec concluiu que os produtos têm adoçante, excesso de açúcar e excesso de sódio -

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) denunciou a Tang por propaganda enganosa ao associar produtos ultraprocessados à uma dieta saudável. A denúncia foi direcionada à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Segundo o Idec, a marca utiliza de forma parcialmente falsa e não comprovada imagens e vídeos de crianças em suas publicidades, de modo a levar o consumidor a crer que é saudável oferecer os refrescos para esse público, devido à quantidade de vitaminas e minerais presente no produto.

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Os produtos denunciados são: preparo sólido para refresco saborizado (sabores: abacaxi; goiaba; guaraná; laranja; laranja docinha; laranja + mamão; limão; manga; maracujá; morango; tangerina; uva; uva intensa) e pó para preparo de bebida (sabores: morango; maçã, banana e mamão).

As embalagens enfatizam que os produtos contém 100% da recomendação diária para vitaminas C e D, além de serem fonte de zinco, relacionando alimentos saudáveis, como feijão, brócolis, couve, ovos e castanhas, por também apresentarem essas vitaminas e minerais. A análise do Idec concluiu que os produtos têm adoçante, excesso de açúcar e excesso de sódio, de acordo com os critérios da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

“As pessoas podem acreditar que estão consumindo um produto saudável, quando, na verdade, trata-se de um produto alimentício ultraprocessado com ingredientes prejudiciais à saúde”, defende o advogado do programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec, Leonardo Pillon.

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Tags:

Idec propaganda enganosa Senacon Tang

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