Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ECONOMIA

ALTERNATIVAS PARA O ROTATIVO

Presidente do BC diz que PIX será alternativa para cartão de crédito

Campos Neto disse que tomou um 'puxão de orelha' por ter falado sobre o fim do crédito rotativo

Da Redação

Por Da Redação

11/08/2023 - 17:34 h
Presidente do Banco Centra, Roberto Campos Neto
Presidente do Banco Centra, Roberto Campos Neto -

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta sexta-feira,11, que o banco prossegue trabalhando em novas funcionalidades do PIX, o sistema de transferência de recursos em tempo real, e segundo ele, poderá ser, no futuro, uma alternativa ao cartão de crédito.

A declaração do economista foi dada um dia após ele ter informado que o BC avalia alternativas para reduzir a inadimplência nas operações com cartão de crédito rotativo. Dentre as falas, estaria o fim do rotativo do cartão de crédito, e o parcelamento do saldo devedor com juro menor. Outra sugestão foi cobrar uma tarifa para compras parceladas com prazo maior.

Tudo sobre Economia em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

"É superimportante, a gente está fazendo várias políticas com o PIX crédito, que vão desafogar e dar alternativas. Mas a nossa ideia era dar uma opção que passasse por ter um parcelamento, e não ter o rotativo. De tal forma que a gente conseguisse equilibrar os números por produto. É importante que o cartão de crédito continue a ser uma alternativa viável", disse Neto durante participação no Fórum de Gestão Empresarial da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap).

Ainda não há informações detalhadas sobre como funcionaria o PIX na modalidade de crédito, pois o produto ainda não foi oficialmente lançado. A ideia é autorizar os bancos a oferecerem empréstimos por meio dessa ferramenta - inclusive com parcelamento (como ocorre atualmente com o cartão de crédito).

Sobre o fim do crédito rotativo do cartão de crédito, Campos Neto afirmou que tomou um "puxão de orelha" por ter antecipado os estudos sobre o assunto. Ele não informou, porém, quem o repreendeu.

O presidente do BC observou que houve um aumento em um "período muito rápido" na concessão de novos cartões de crédito, com o número de cartões em circulação saltando de pouco mais de 100 milhões de unidades para 215 milhões.

"Aumento muito grande, muita gente com dois, três, quatro, cinco cartões. O que começou a acontecer que você tinha, de um lado, um custo muito grande, pois aumentou muito parcelamento sem juros. Saía do parcelamento sem juros e entrava no rotativo, já entrava em uma situação ruim", disse Campos Neto.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

banco central do brasil cartão de crédito Crédito Rotativo Roberto Campos Neto

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Presidente do Banco Centra, Roberto Campos Neto
Play

SuperBahia tem expectativa de movimentar R$ 650 milhões

Presidente do Banco Centra, Roberto Campos Neto
Play

Mineração: Bahia sediará evento histórico que contará com pregão da Bolsa de Toronto

Presidente do Banco Centra, Roberto Campos Neto
Play

Megan, a "filha digital" da Bahia que revoluciona a segurança com IA

Presidente do Banco Centra, Roberto Campos Neto
Play

Cuidado com o leão! Saiba como o animal se tornou símbolo do IR

x