Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ECONOMIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ALTA

Bandeira vermelha na conta de luz puxa inflação de junho em Salvador

A capital baiana registrou um aumento de 0,42% em junho ante o mês de maio, que foi de 0,20%

Carla Melo

Por Carla Melo

26/06/2025 - 13:28 h | Atualizada em 26/06/2025 - 14:49
A conta de energia foi um dos principais itens que puxaram a inflação
A conta de energia foi um dos principais itens que puxaram a inflação -

A conta de energia não baixou, e a inflação também não: foi o que mostrou a recente publicação Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Salvador, ao contrário do índice nacional, registrou um aumento de 0,42% em junho ante o mês de maio, que foi de 0,20% - 0,22 p.p.

A conta de energia foi um dos principais itens que puxaram a prévia da inflação - índice que aponta o aumento dos preços dos produtos no Brasil - em Salvador. Na capital baiana, a energia residencial foi responsável pela alta de 2,30% em junho. Um dos principais fatores para o aumento está atribuído a bandeira tarifária vermelha recentemente determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Tudo sobre Economia em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Bandeira vermelha

As contas de energia elétrica, portanto, tiveram cobrança adicional de R$ 4,46 (quatro reais e quarenta e seis centavos) a cada 100 kW/h (quilowatt-hora) consumidos. A medida foi adotada diante da queda no volume de chuvas e da diminuição da geração de energia por hidrelétricas, conforme projeções do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Para compensar a baixa nas afluências, será necessário acionar usinas termelétricas, que têm custo de produção mais elevado.

No mês de maio, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), fechou o mês de maio com uma alta de 0,26%. O subgrupo de energia elétrica fechou o mês com alta de 2,77%. Em Salvador, a alta foi de 4,77 - 0,15 p.p a mais que a média nacional

Leia Também:

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) apresentou alta de 0,26% em junho, 0,10 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa registrada em maio (0,36%). O IPCA-E, acumulado trimestral do IPCA-15, ficou em 1,05%, próximo à taxa de 1,04% registrada em igual período de 2024. Nos últimos doze meses, o IPCA-15 acumula alta de 5,27%, abaixo dos 5,40% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em junho de 2024, o IPCA-15 foi de 0,39%.

Gasolina mais cara

O grupo de Transporte em Salvador em junho também registrou alta frente ao mês de maio, de 1,15%. Após ter queda de 11,99% em maio de 2025, os custos com passagens aéreas tiveram aumento de 3,35%. A gasolina, por sua vez, também puxa o aumento com 3,96% em junho.

No acumulado do ano, o custo da energia elétrica foi 4,20%, enquanto a de passagens aéreas foi de queda de 35,99%.

Tomate mais barato

Com a maior queda média de preços entre os grupos e mostrando sua primeira deflação depois de oito meses de altas seguidas, alimentação e bebidas (-0,08%) foi o principal responsável por segurar o aumento do IPCA-15 de junho, na RMS.

Itens como o tomate (-11,13%, maior queda média de preço entre todos produtos e serviços pesquisados para cálculo do IPCA-15), o arroz (-4,45%), a banana-prata (-4,67%) e o ovo de galinha (-4,17%) estiveram entre os que mais contribuíram para frear a alta do custo de vida, na primeira metade do mês.

Ainda assim, alimentos como as carnes em geral (1,64%), o café moído (3,58%), a manga (20,61%, maior aumento entre todos os produtos e serviços) e a cebola (9,05%) estão entre as mais fortes pressões inflacionárias na prévia de junho.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

conta de luz economia energia residencial ibge Inflação

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
A conta de energia foi um dos principais itens que puxaram a inflação
Play

SuperBahia tem expectativa de movimentar R$ 650 milhões

A conta de energia foi um dos principais itens que puxaram a inflação
Play

Mineração: Bahia sediará evento histórico que contará com pregão da Bolsa de Toronto

A conta de energia foi um dos principais itens que puxaram a inflação
Play

Megan, a "filha digital" da Bahia que revoluciona a segurança com IA

A conta de energia foi um dos principais itens que puxaram a inflação
Play

Cuidado com o leão! Saiba como o animal se tornou símbolo do IR

x