LITERATURA
Novo livro usa realismo fantástico para expor crise de identidade
Livro de Leonardo Menegatto, acompanha um narrador em colapso após romper uma amizade de infância e encarar o próprio reflexo

Por Beatriz Santos

Publicado em 2025 pela editora Toma Aí Um Poema, 'Na Estranha Imagem Entre Nós' é o novo livro de Leonardo Menegatto e aposta no realismo fantástico para discutir amizade, culpa e identidade.
A obra acompanha um narrador em crise que, após justificar para si mesmo o rompimento de uma amizade de infância, chega ao limite na manhã seguinte ao se ver no espelho, e não se reconhecer.
A história se estrutura como capítulos de uma deterioração: o protagonista tenta sustentar o rompimento com base em valores como masculinidade tóxica, pragmatismo, materialismo e modernidade, mas percebe o impacto dessas escolhas sobre o outro e sobre si.
Leia Também:
O choque diante do reflexo desencadeia uma confusão mental que atravessa vergonha, culpa e inveja, revelando traços narcisistas, egoístas e crenças falhas que atravessavam a relação marcada por diferenças sociais.
Com referências universais, o livro se inspira em elementos como a intertextualidade com 'O Espelho', de Machado de Assis, a barata como símbolo de despersonalização em 'A Metamorfose', de Kafka, e a introspecção existencial de 'A Paixão Segundo G.H.', de Clarice Lispector. Há ainda ecos de Wilde e Dostoiévski, filtrados por uma linguagem contemporânea, fluida e vertiginosa.
O texto aposta em uma prosa poética conduzida pelo fluxo do pensamento, transitando entre delírio e lucidez enquanto aprofunda o tema da metamorfose interna e da decomposição da identidade. A obra também aborda a dimensão humana do horror e a possibilidade de reconhecer algum tipo de salvação no que resta.
A capa e as ilustrações de Carina Mello acompanham o tom inquietante da narrativa, propondo ao leitor um encontro com o que há de mecânico, brutal e sensível no próprio olhar.
Engenheiro agrônomo, mestre e doutor em Genética pela FMRP-USP, Menegatto também transita entre realismo fantástico, poesia e literatura infantojuvenil. Ele é autor de 'A fantástica aventura de Ferdinando e quem eu lá conheci' (2024), vencedor do Prêmio Book Brasil nas categorias Melhor Infantojuvenil e Aclamado pelo Público.
Além disso, participou de coletâneas com textos como 'Por que você me abandonou?', 'Quatro 1001' e o poema 'Reconstrução'. Atualmente, prepara o lançamento de 'Desde o fogo estamos aqui' (Editora Fantástica), previsto para o próximo ano, e desenvolve 'O apólogo do Dr. Werbinich', obra infantojuvenil que expande o universo do livro anterior.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



