Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > CULTURA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

PRÊMIO BRASKEM DE TEATRO

NAU vence categoria de melhor espetáculo adulto

Cerimônia no Teatro Castro Alves (TCA) homenageou o romancista Dias Gomes

Eugênio Afonso

Por Eugênio Afonso

18/05/2022 - 21:30 h | Atualizada em 18/05/2022 - 23:37
NAU foi eleito como melhor espetáculo adulto
NAU foi eleito como melhor espetáculo adulto -

Mesmo com espetáculos exibidos apenas virtualmente em 2021, o Braskem de Teatro manteve sua premiação. Com direção de Gil Vicente Tavares, o Teatro Castro Alves apresentou, na noite desta quarta-feira, 18, a cerimônia de entrega da 28ª edição do Prêmio.

O evento ocorreu de forma presencial no palco principal do TCA, premiou os melhores da cena local em 2021 e prestou uma homenagem ao centenário de nascimento do dramaturgo baiano Dias Gomes (1922-1999), justamente no dia do aniversário de sua morte - 18 de maio.

Tudo sobre Cultura em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Músicas compostas por artistas da nata da MPB, como Chico Buarque, Toquinho, Vinícius de Moraes, Edu Lobo e Moraes Moreira, para peças e aberturas de novelas de Dias Gomes, formaram a trilha sonora da noite e pontuaram toda a premiação.

Para movimentar a cena no palco, Gil Vicente optou por encenar trechos de algumas peças teatrais de Dias Gomes (O Santo Inquérito, O Pagador de Promessas) com a participação dos atores Marcelo Praddo, Denise Correia, Diogo Lopes Filho, Evelin Buchegger, Daniel Farias e Ana Barroso. A apresentação da festa ficou a cargo da atriz Valdineia Soriano e a direção musical foi de Luciano Salvador Bahia.

Com mais da metade do teatro lotado, a festa começou com um discurso de Dias Gomes narrado em off pelo ator Lima Duarte. Na plateia, a presença da viúva de Dias, a atriz Bernadeth Lyzio com a neta Renata, além de inúmeros artistas locais. Gritos e aplausos ecoavam pela sala a cada vencedor anunciado.

No final da noite, os prêmios ficaram distribuídos assim: melhor espetáculo adulto para NAU; melhor espetáculo infantojuvenil Barcarola Encantada; melhor performance De como me tornei Invisível para Caber no meu Espírito; categoria especial Eliete Teles e Rubenval Meneses pela construção dos bonecos em Metamorfose; melhor texto Caio Rodrigo, Daniel Farias e Ian Fraser por Ensaio para uma Redenção; melhor atriz Evana Jeyssan pela atuação em Gota D'água; melhor ator Vagner Jesus pela atuação de Manual Como Conter uma Raça Poderosa; Revelação Ninha Almeida, pela atuação em O Salto e Direção Luiz Antônio Sena Jr pela peça Para-iso.

A noite também foi marcada pela irreverência dos discursos incisivos e de forte cunho político, comportamental, antimanicomial e social. Cada vencedor levou para casa um valor específico em dinheiro – R$ 30 mil para os espetáculos ganhadores e R$ 5 mil para cada um dos outros premiados.

Realizada pela Caderno 2 Produções Artísticas, com patrocínio da Braskem e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda, a premiação teve esse ano, na comissão julgadora, o dramaturgo, roteirista, ator e apresentador Aldri Anunciação; a pós-doutora em artes cênicas e professora da Escola de Teatro da Ufba Alexandra Dumas; o ator, autor, diretor, professor e produtor Fabio Vidal; o artista, pesquisador e curador Felipe Assis e a produtora e gestora cultural Virginia Da Rin.

Foram analisados 80 espetáculos adultos, 22 infantojuvenis e 25 performances, todos inéditos e produzidos por grupos baianos entre janeiro de 2020 e dezembro de 2021 com exibição online em função da pandemia do novo coronavírus.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

dias gomes premio braskem de teatro teatro castro alves

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
NAU foi eleito como melhor espetáculo adulto
Play

Baiana, filha de Jimmy Cliff e estrela em Hollywood: a vida de Nabiyah Be

NAU foi eleito como melhor espetáculo adulto
Play

Cultura afro ganha destaque com Zebrinha na Bienal Sesc de Dança

NAU foi eleito como melhor espetáculo adulto
Play

É possível tocar em meteoritos na Bahia! Saiba onde viver experiência única

NAU foi eleito como melhor espetáculo adulto
Play

Salvador ganha novo espaço para grandes eventos com a inauguração da ARENA A TARDE

x