EDUCAÇÃO
Caravana Literária de Amargosa alcança 100 apresentações
Projeto de arte-educação percorre escolas e valoriza identidades do território

Por Redação

A Caravana Literária de Amargosa, no Vale do Jiquiriçá, celebrou a 100ª apresentação do espetáculo teatral “Segredos Ancestrais”, consolidando-se como uma das mais significativas iniciativas de arte-educação da região.
Leia Também:
Ao longo de sua trajetória, a Caravana ultrapassou os limites do município e já alcançou diversos territórios da Bahia, como o Vale do Jiquiriçá, o Sertão do São Francisco, o Recôncavo Baiano, a Chapada Diamantina, o Portal do Sertão e a Região Metropolitana de Salvador.
Lançado em maio deste ano pela Prefeita de Amargosa, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o projeto percorre escolas de todo o município, promovendo o acesso à literatura, à música e ao teatro em comunidades urbanas e rurais, com atenção especial às escolas do campo.
Com direção e dramaturgismo de Adê Argolo e direção musical de Erick Asuos, o espetáculo tem como base duas obras fundamentais:
- O Segredo de Santinha, das professoras Alessandra Gomes e Ângela Grillo;
- De onde vem nossa comida?, publicação da Editora Expressão Popular produzida coletivamente no âmbito da Educação em Agroecologia.

A montagem articula poesia, narrativa cênica e sonoridades tradicionais para abordar temas que atravessam identidades, ancestralidades e práticas agroecológicas. Com forte caráter educativo, “Segredos Ancestrais” incentiva estudantes a reconhecerem o valor de suas memórias, histórias familiares e vínculos com a terra, fortalecendo o sentimento de pertencimento e valorização cultural.
Segundo a professora Selidalva Gonçalves, secretária de Educação de Amargosa, a proposta da Caravana é aproximar o universo literário e artístico da vivência dos alunos, fortalecendo práticas pedagógicas sensíveis às realidades culturais do território. “O projeto também reafirma o compromisso do município com políticas públicas de leitura e de formação integral”, disse.
“A celebração da centésima apresentação marca não apenas um número expressivo, mas a confirmação de que iniciativas culturais contínuas podem transformar o cotidiano escolar. Em cada comunidade visitada, a Caravana deixou rastros de encantamento, curiosidade e pertencimento, sementes que agora seguem germinando na imaginação de centenas de crianças e jovens de Amargosa”, acrescentou a titular da pasta.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



