Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > COMPORTAMENTO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

COMPORTAMENTO

Sexo e bebidas: ex-seminarista gay abre o jogo sobre festas com padres

Jovem que viveu por 10 anos como seminarista conta relatos de festas entre religiosos em livro

Redação

Por Redação

26/05/2025 - 14:01 h
Ex-seminarista lançou o livro "A Vida Secreta dos Padres Gays - Sexualidade e Poder no Coração da Igreja"
Ex-seminarista lançou o livro "A Vida Secreta dos Padres Gays - Sexualidade e Poder no Coração da Igreja" -

O relato de um ex-seminarista chamou a atenção após a revelação de festas sexuais com padres. "Era normal manter relações sexuais entre nós e também com os padres. Ao mesmo tempo, passávamos por sessões de terapia para a 'cura gay', declarou Brendo Silva, que lançou este ano o livro "A Vida Secreta dos Padres Gays - Sexualidade e Poder no Coração da Igreja".

No livro, Brendo Silva relata o que viveu por 10 anos na instituição educacional da Igreja Católica após entrar na vida religioso com apenas 12 anos. Ele deixou a igreja depois de conflitos devido à sua sexualidade. As informações são de reportagem do UOL.

Tudo sobre Comportamento em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.
Eu percebi que, se eu não me adequasse àquela vida, eu sofreria muito

A vida na Igreja

Brendo é natural de Belém, no Pará, e desde jovem decidiu que queria ser padre, se tornando coroinha aos 10 anos. Ele narra que aos 12 anos teve o primeiro contato com o seminário, instituições de ensino dedicadas à formação de futuros líderes religiosos católicos, como padres.

Brendo passou a morar em uma das instituições aos 14 anos, quando já se reconhecia homossexual e passo a enfrentar conflitos com a igreja.

"Os seminaristas, em sua maioria, eram gays, e era normal mantermos relações sexuais entre nós. Muitos padres nos assediavam, de maneira clara e até exagerada. Por outro lado, fazíamos sessões de terapia para buscar a 'cura gay'. Quando relatávamos o que acontecia, outros padres e as freiras não acreditavam na gente", disse o ex-seminarista.

Já participei de um em que estavam 20 padres, sendo três deles bastante conhecidos e midiáticos

Brendo viveu em quatro seminários, entre Brasil e Europa, e relata que o cenário era semelhantes em todos. Grupos fechados nas redes sociais eram usados para marcar encontros entre os religiosos e conversar sobre sexo.

"Marcávamos churrascos em chácaras onde bebíamos e fazíamos sexo. Já participei de um em que estavam 20 padres, sendo três deles bastante conhecidos e midiáticos", afirma ele.

Brendo deixou a vida na igreja em 2013, mas relatou ter continuado a receber mensagens de padres e bispos para encontros amorosos. "Já fui almoçar com bispo e depois fomos para o motel. Já teve situações de até mesmo me pedirem para levar um garoto de programa para um encontro", revela ele.

O ex-seminarista mora em São Paulo e também afirmou que recebe ameaças depois de escrever o seu livro.

Brendo Silva quando era seminarista
Brendo Silva quando era seminarista | Foto: Arquivo Pessoal

A Vida Secreta dos Padres Gays - Sexualidade e Poder no Coração da Igreja"

"Este livro nasceu da necessidade de contar uma história que, embora pessoal, reflete um dilema coletivo. O autor cresceu dentro da Igreja Católica, vivenciou suas convenções e valores, mas também testemunhou suas contradições. A vida secreta dos padres gays é um relato sincero sobre a complexa relação entre fé, sexualidade e poder, trazendo à tona histórias de homens que, entre batinas e votos de castidade, lidam com identidades muitas vezes reprimidas. Com um olhar crítico e embasado, este livro não se propõe a atacar a Igreja, mas a evidenciar uma realidade que por muito tempo permaneceu oculta. A homossexualidade no clero é um tema cercado de tabus, mas ignorá-la não faz com que ela desapareça. Pelo contrário, permite que a hipocrisia e a opressão persistam. Aqui, o autor compartilha sua trajetória, entrevistas e estudos que revelam como a sexualidade se entrelaça com poder dentro da maior instituição religiosa do mundo. Mais do que um testemunho, a obra é um convite à reflexão: até quando a Igreja manterá seu maior segredo trancado a sete chaves? E, mais importante, até quando esses homens terão que escolher entre a fé e a verdade?", diz a descrição do livro.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

brasil literatura livro religião

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Ex-seminarista lançou o livro "A Vida Secreta dos Padres Gays - Sexualidade e Poder no Coração da Igreja"
Play

Festa, facção e pagode: o que acontece por trás dos paredões de Salvador

Ex-seminarista lançou o livro "A Vida Secreta dos Padres Gays - Sexualidade e Poder no Coração da Igreja"
Play

Morango do Amor viraliza, zera estoques e muda rotina de confeiteiras

Ex-seminarista lançou o livro "A Vida Secreta dos Padres Gays - Sexualidade e Poder no Coração da Igreja"
Play

"Chá revelação": mulher expõe traições do marido em reunião de família

x