Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Tempo Presente

ACERVO DA COLUNA
Publicado sábado, 05 de outubro de 2024 às 0:00 h | Autor:

Perícia de laudos da Tronox segue sem retorno

Confira a coluna Tempo Presente

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem Perícia de laudos da Tronox segue sem retorno
-

Mais de dois meses se passaram e a Central de Apoio Técnico do Ministério Público (MP-BA) ainda não retornou o pedido de detalhamento da perícia dos laudos do Inema, que motivaram a multa aplicada à Tronox por descumprimento do TAC firmado com o MP para conter a contaminação do lençol freático no litoral de Camaçari. Enquanto isso, a Tronox segue tentando “limpar a barra” e teria promovido, inclusive, uma reunião no Inema, com a presença de um advogado trazido de São Paulo, para “comprovar”, não se sabe como, a regularidade da sua operação e o atendimento às cláusulas previstas no TAC. Melhor seria trazer a público estudos atualizados sobre a concentração de metais pesados na água do subsolo da comunidade de Areias.

Acordo abre as lojas no feriado do dia 12

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Nem o declínio do comércio da Baixa dos Sapateiros, em processo de extinção, nem o desmantelamento do tráfego e do terminal da Barroquinha, símbolo de baianidade, tampouco a inadimplência e o endividamento com impostos, detêm a projeção de aumento nas vendas de brinquedos em 10% este mês.

A avaliação é do experiente presidente do Sindicato dos lojistas do Comércio do Estado da Bahia, Paulo Motta.

- Conseguimos acordo com os representantes dos trabalhadores para poder abrir as lojas domingo, dia 6, mesmo com eleição, e no feriado do dia 12 - comemora Motta.

São 124 mil comerciários embolsando 56 reais, cada, por toparem trabalhar no feriado, e 12 mil lojistas ampliando suas margens de lucro no segundo período mais movimentado para venda de presentes infantis, devido ao Dia das Crianças, perdendo apenas para o Natal.

Para Paulo Motta, um novo adversário, fortalecido no período da pandemia, é o comércio eletrônico, no entanto, a expectativa de ampliação das vendas no modo presencial sinaliza a resistência do varejo tradicional.

O estrangulamento do comércio no centro da cidade, devido às restrições de mobilidade, vem produzindo uma contrapartida significativa, com a abertura de mais pontos de venda em bairros como Cajazeiras e Tancredo Neves, o antigo Beiru.

A abertura das lojas no domingo dia 6 e no feriado do dia 12 preserva também um hábito saudável para o controle da inflação, quando os fregueses “apreçam” os produtos e mercadorias.

Entre os itens de maior saída, este ano, é possível constatar a influência do mundo digital, com a procura de mães e pais por aparelhos celular e jogos eletrônicos.

Esporte no Outubro Rosa

Apoiar a campanha Outubro Rosa é o objetivo do festival náutico planejado para acontecer no dia 20, na Marina da Penha, localizado na Ribeira. Estarão presentes atletas com retrospecto de vitória sobre a doença e outras em processo atual de enfrentamento, aproveitando a positividade dos momentos de integração por meio do desporto. Segundo uma das organizadoras, Marcia Tata Mott, integrante do cibergrupo Kirimurê, o festival é uma oportunidade de mobilizar pessoas em torno da importância da prevenção ao câncer de mama, incentivando a prática de esportes náuticos como ferramenta para superação, força e resiliência.

Circuito das Profissões

A 10ª edição do Circuito das Profissões da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) terminou ontem. Considerado um sucesso pelos organizadores, o evento teve início na quinta-feira e reuniu mais de quatro mil estudantes de 60 escolas das redes pública e privada da região de Ilhéus.

“Brincadeiras dos Cerrados”

A Academia Barreirense de Letras divulgou durante a semana nomes dos 24 contos e respectivos autores inscritos para a coletânea ‘Brincadeiras dos Cerrados’. Com organização da presidenta e da secretária da entidade, Marilde Guedes e Adilma Vilela, respectivamente, o livro é o quarto com o Selo Editorial da ABL.

da redação, com Paulo Leandro e Miriam Hermes

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco