Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, Paulo Leandro e Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado sexta-feira, 29 de agosto de 2025 às 1:42 h | Autor:

Encontro reúne 40 academias de letras

Confira a coluna Tempo Presente nesta sexta-feira

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Academia de Letras da Bahia (ALB)
Academia de Letras da Bahia (ALB) -

A Academia de Letras da Bahia (ALB) e a Academia de Letras de Ilhéus (ALI), unidas na Rede de Integração Cooperativa das Academias de Letras da Bahia (Rica), promovem, de hoje a domingo, o II Colóquio das Academias de Letras da Bahia.

O encontro acontece em Ilhéus, com o objetivo de compartilhar experiências de leitura e produções artísticas e culturais, em busca de novos métodos de estímulo de acesso ao livro.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

São 40 representantes de academias literárias presentes, com possibilidade de este número escalar com a participação de professoras, professores, escritoras e escritores independentes.

A proposta central é a de discutir a contribuição de autoras e autores baianas e baianos para fortalecer a difusão das culturas e dos jeitos de escrever de cada território de identidade.

“O Colóquio também busca expandir as políticas que incentivam a formação dos clubes como meios dinâmicos de promoção da leitura, a descoberta de autores baianos e o suporte ao surgimento de novas vozes, assim como a preservação da memória cultural”, afirma o atual presidente da ALB, Aleilton Fonseca.

Troca de estratégias - Para Aleilton Fonseca, esta edição “representa uma valiosa chance de trocar estratégias, enfrentar desafios e compartilhar boas práticas para garantir apoio de governos e iniciativas privadas, com o objetivo de desenvolver a literatura”.

A Academia de Letras da Bahia tem apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA), Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA) e da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Dia dos Palhaços na capital

Ao propor brincadeiras, o “palhaço” ajuda a questionar um mundo de “certezas” sem espaço para “gracejos”. No Rio Vermelho, o debate ganhou corpo após audiência pública no Teatro Sesi, reverberando em conversas e encontros da comunidade. A ação dá sequência ao trabalho do coletivo Palhaços do Rio Vermelho, fundado em 1986 e apoiado pelo vereador Silvio Humberto, que busca instituir o Dia do Desfile dos Palhaços no calendário oficial de Salvador. Para aprovar o PL 319/2025, o grupo precisa ampliar a presença no cotidiano do bairro, somando influências de tradições como o Nego Fugido, reisado e sambas de roda do Recôncavo.

POUCAS & BOAS

A Feira Literária de Luís Eduardo Magalhães (LiteraLEM 2025), no oeste baiano, mobiliza, hoje, a Escola Municipal Luzia da Rosa Fontana a partir das 7h30. Realizada na cidade desde 2022, a programação atinge unidades que atendem do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental. Coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, o evento visa aperfeiçoar a compreensão leitora e ampliar o repertório literário dos alunos, aproximando as crianças de diferentes gêneros textuais, autores e ilustradores.

A 15ª edição do Festival de Igatu, em Andaraí, traz, hoje, como principais atrações as cantoras Ellen, Illy e a banda Rocknights. O evento foi aberto, ontem, com o tema Onde o Amor Encontra a Arte e atrai para a Chapada Diamantina visitantes de diferentes regiões do estado e do Brasil. Além da festa, os turistas curtem as belezas naturais da região. Com organização geral da prefeitura local, a programação será encerrada, amanhã, com shows de Mariene de Castro, Raquel Reis e Márcia Short.

Em Alagoinhas termina, hoje, a ação Fest Heroes que, desde ontem, acontece nas escolas municipais Dom Avelar (Boa União), Senhor do Bonfim (Buri), Mãe Ernestina (Catuzinho) e José Honorato (Miguel Velho). Realizado no Brasil desde 2019, o projeto foi criado pela Universidade da Macedônia, na Grécia. No município do Agreste baiano ele é resultado de parceria entre as secretarias municipais de Educação e Saúde, o Hospital Regional Dantas Bião e a Boehringer.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco