Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Tempo Presente

ACERVO DA COLUNA
Publicado sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024 às 5:20 h | Autor:

Cae, Chico e Gil são doutores pela Uesc

Confira a coluna Tempo Presente desta sexta-feira, 16

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem Cae, Chico e Gil são doutores pela Uesc
-

Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil são os três novos doutores honoris causa (por causa da honra) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

A decisão anunciada pelo Conselho Universitário da Uesc integra as comemorações pelo primeiro cinquentenário de uma das instituições acadêmicas baianas de melhor pontuação nos rankings das universidades brasileiras.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

O reitor, professor doutor Alessandro Fernandes, no início de seu segundo mantado, anunciou para o mês de abril uma nova solenidade de doutoramento, desta vez para o baterista Sabará, o músico Kokó e o memorialista José Nazal.

Em relação a Caetano, Chico e Gil, o reitor lembrou a importância de terem as três personalidades, forte presença nos cenários nacional e internacional, divulgando nossas manifestações culturais no exterior.

– Entre as justificativas para concessão dos títulos está a importância dos laureados para sociedade brasileira, não apenas como dos cantores, compositores e escritores, mas também como defensores das diversas causas humanitárias – justifica o reitor.

Os conselheiros da Uesc aprovaram a concessão dos títulos de “Mérito Universitário” para os servidores aposentados Edvaldo Pereira de Oliveira, Niraldo Alves da Silva e Senize Maria Correia Menezes Dócio.

O jornalista Edvaldo Pereira de Oliveira implantou a Assessoria de Comunicação da Uesc; Niraldo e Senize, por quase três décadas, atuaram respectivamente na gestão orçamentária e administrativa.

O título de doutor Honoris Causa é a máxima distinção concedida pela Universidade; o Mérito Universitário reconhece relevantes serviços prestados por ex-colaboradores. Também serão concedidos títulos de professor emérito.

Capacitação para mulheres

Um ateliê unido a um projeto de reciclagem em espaço aberto para cursos e capacitações voltadas para as mulheres do Pelourinho é a novidade Pós-Carnaval no endereço Rua Portas do Carmo, número 28. O casarão verde, segundo Viviana Santarciel, uma das idealizadoras do “Pelourinho Recicla”, está aberto para tornar-se um ponto de encontro, visando circular informações por meio de intercâmbios e palestras. Além de incentivo à produção artística, por meio do ateliê de Eduardo Santos, a ideia é sediar cursos diversos, como o de ioga, o primeiro aberto ao público de uma série a ser oferecidos nos próximos meses.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco