Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Paulo Leandro e Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado domingo, 26 de outubro de 2025 às 2:10 h | Autor:

80 anos da “rosa” de Drummond na ALB

Confira a coluna Tempo Presente

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem 80 anos da “rosa” de Drummond na ALB
-

O canal de YouTube da Academia de Letras da Bahia abre sua “sala” virtual para o projeto Poesia na Academia, homenageando 80 anos de lançamento de “A rosa do povo”, de Carlos Drummond de Andrade.

O encontro digital está previsto para as 19 horas da próxima sexta-feira, bastando ao público interessado acessar no momento mais apropriado, desnecessário pedir inscrição.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A publicação contendo 55 poemas, escritos durante a Segunda Guerra Mundial, entre 1943 e 1945, é tida como uma das mais expressivas obras do movimento modernista brasileiro.

Quem entende do assunto, afirma “a rosa do povo”, como a criação da maturidade do poeta mineiro, evitando temas comuns em sua lírica, para dar lugar ao choque social, ao indivíduo, terra natal, família e amigos.

Coordenado pela imortal 26, Heloísa Prazeres, o “Poesia na Academia” confirma a intervenção inicial da sessão drummondiana, por parte do professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ricardo Vieira Lima.

O poeta Ruy Espinheira Filho, membro da ALB, fará a mediação, enquanto o recital será do professor Jorge Batista, da Academia de Letras de Itabuna; da professora Rita Aparecida Santos e da escritora Letícia Prata.

Já a performance musical ficará por conta de Igor Buguelo, professor, historiador, músico, compositor e poeta acessível na internet pelo “atalho” @escrevedordevezemquando.

A ALB tem apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA) e Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA), e da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Idosos em corrida na ilha

As pessoas idosas terão uma categoria exclusiva para participar da primeira meia maratona oficial da Ilha, percorrendo 21 quilômetros de praia e monumentos históricos. A projeção é pela presença de mil “papa-léguas” quando somadas as expectativas de inscrição de 60+, ao contingente de pessoas com deficiência e ao público em geral buscando pisar o chão de Itaparica. A competição está marcada para 15 de novembro, e moradores da Ilha terão 20% de desconto no ato da inscrição quando será entregue o “kit atleta”, com camisa, número e brindes, além da expectativa de entrega da medalha, independentemente da posição de chegada.

Leia Também:

POUCAS & BOAS

- A 1ª Corrida da Banana agita neste domingo a chácara Antônio Calado no Perímetro Irrigado Barreiras Norte, em Barreiras. A corrida rústica acontece em meio ao bananal e foi aberta à atletas profissionais, amadores, famílias e crianças. A Feira da Fruticultura local com exposição e degustação de frutas e produtos artesanais é um dos atrativos do evento, que terá apresentações musicais e danças, dentre outras atividades coletivas. A realização da Lunar Comunicação e Marketing tem apoio da Aiba, Aproban, Distrito de Irrigação dos Perímetros Irrigados de Nupeba e Riacho Grande e prefeitura local, dentre outros.

- Em Irará termina hoje o Festival Itinerante do Beiju, que foi aberto ontem no Centro de Abastecimento da cidade. Na programação tem manifestações culturais e gastronômicas, lembrando que o beiju é uma comida típica da culinária regional. Também terá um encontro de beijuzeiras, exposição de fotografias históricas e da paisagem local e exibição de filmes.

- ‘O encontro do Teatro Popular de Ilhéus com o Terreiro Matamba Tombenci Neto’ é o tema do evento virtual que acontece amanhã como parte da série histórica de eventos virtuais que marcam as comemorações dos 30 anos do TPI. O 12º episódio da série começa às 19h, e pode ser acompanhado pelo canal do YouTube da instituição. Terá participação da sacerdotisa do Terreiro Matamba Tombenci Neto, Mãe Ilza Mukalê, do presidente da Organização Gongombira de Cultura e Cidadania, Marinho Rodrigues, além do bailarino, coreógrafo e diretor artístico do Balé Folclórico da Bahia, Zebrinha.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco