O Carrasco - Sob suspeita
SOB SUSPEITA
A decisão do Ministério Público da Bahia (MP-BA) de instaurar um Procedimento Preparatório de Inquérito Civil apura atos de improbidade administrativa e má gestão em um contrato que já estava sob a lupa do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM), devido a falhas graves na execução de serviços ou obras. A inclusão da HN Construtora Civil Terrap e Loc. Ltda. como parte investigada eleva a pressão sobre a empresa. O inquérito pode resultar em bloqueio de bens, multas e, em último caso, na declaração de inidoneidade, impedindo-a de firmar novos contratos com o poder público.
MAQUIAGEM
A Tronox segue tentando desviar o foco da irresponsabilidade que levou ao imenso passivo ambiental na comunidade de Areias, em Camaçari, onde dezenas de pessoas adoeceram e muitas perderam a vida. A distração da vez é a "expertise" na recuperação de áreas degradadas na Paraíba, contando, inclusive, com a parceria de uma universidade. A pergunta óbvia é por que nunca se interessou em fazer algo semelhante na planta da Bahia?
SHEIN DE PROBLEMA
Plataformas de comércio eletrônico já fazem parte da rotina da vida moderna. Até por isso, precisam manter uma logística eficiente e ágil. Não é o caso da Shein. Além da demora, costumam alegar tentativas não realizadas de entrega, além de não disponibilizar canal de comunicação com o cliente para monitorar o roteiro e se preparar para o recebimento.
INVASÃO, DEPREDAÇÃO E MEDO
Já não é novidade para ninguém a situação preocupante a qual se encontra o prédio dos Correios na Pituba. O imóvel que abrigava a antiga sede da estatal em Salvador, está abandonado há anos e é alvo constante de furtos. Os moradores já não aguentam mais tanta insegurança e clamam por uma solução. O problema maior é que ninguém quer comprar o prédio, que já foi a leilão tantas vezes que este Carrasco perdeu as contas. Enquanto isso, as invasões, depredações e o medo dominam a região.
POSTOS SEM LEI
Enquanto uma grande rede como a Ipiranga alega deixar de abrir 700 postos por ano por causa das fraudes no setor de combustíveis e o governo dos Estados Unidos propõe parceria com o Brasil para combater a lavagem de dinheiro oriunda da sonegação, na Bahia a fiscalização continua aquém do desejado. Apesar dos flagrantes, autuações e até interdições, os postos sempre conseguem voltar a operar. Resta saber se falta mudar a lei ou a atuação dos órgãos fiscalizadores.
USUÁRIOS "DANÇANDO NO TIKTOK"
A rede social Tiktok é o paraíso dos influenciadores que "bombam" com a divulgação de diversos conteúdos, a exemplo de dancinhas. No entanto, alguns usuários da plataforma tem "dançado", mas de uma maneira nada agradável. A maioria das queixas em sites como o "Reclame Aqui" está relacionada à propaganda enganosa, seguida de mau atendimento e qualidade do serviço. Desse jeito, a turma que defende a regulação das redes sociais irá, novamente, trazer essa questão à tona.
A COMÉDIA DA ENTREGA
A plataforma 99 Food prometeu revolucionar a entrega de comida e conseguiu apenas revolucionar o estresse e a fome do consumidor. Você abre o aplicativo, escolhe o seu prato, e aí começa a aventura de terror! O prazo estabelecido pelo app quase nunca é cumprido e o que deveria ser 30 minutos vira uma espera de 2 horas. Se você ousar reclamar, prepare-se para ser jogado em um loop infinito com um robô, que nunca resolve nada. Que papelão!
PATIENCE
Os fãs baianos dos Guns N´Roses foram da euforia à frustração nos últimos dias. Do nada, o que parecia impensável aconteceu e a banda de Axel Rose, Slash e companhia confirmou uma apresentação em Salvador, que vai acontecer em abril. Mas o início da compra de ingressos foi um caos: filas, confusão e até denúncia de favorecimento. Mesmo caríssimos, os primeiros ingressos foram vendidos em poucas horas, o que irritou uma parcela dos roqueiros baianos.
OH GLÓRIA!
Mais uma pastora foi contemplada pela Lei Aldir Blanc em Dias d´Ávila. Shirley Albuquerque foi a vencedora do edital Cantata de Natal. A pastora cantora pertence à Igreja do Evangelho Quadrangular, a mesma onde o secretário de Cultura, Junior de Araci, também é pastor. Antes dela, outros dois pastores foram contemplados em editais com formatações que parecem ter sido elaboradas para favorecer diretamente aos contemplados. Abre o olho, MP!
CERCO APERTADO
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) da Bahia apertou o cerco contra o atual prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, e o ex-gestor, Fábio Nunes Dias. Os dois foram oficialmente notificados para prestar esclarecimentos sobre irregularidades apontadas em um processo que apura diversas falhas na gestão. As irregularidades abrangem os exercícios financeiros de 2019 a 2023, período que engloba as responsabilidades de ambos os gestores. caso de Eures Ribeiro, soma-se à condenação em primeira instância pela Justiça Federal (outubro/2025) por fraude em licitação, que resultou na pena de perda dos direitos políticos, decisão essa que agora está em fase de recurso.
MAIS TEMPO
O Ministério Público do Estado da Bahia prorrogou por mais um ano o prazo para concluir a investigação que apura supostas irregularidades nos repasses da Prefeitura de Itaberaba ao fundo de previdência municipal, o Itaberaba Previdência. A decisão demonstra a complexidade da análise e a necessidade de tempo adicional para examinar a documentação. A investigação foca em possíveis falhas, atrasos ou pagamentos indevidos das contribuições previdenciárias do Regime Próprio de Previdência Social do município. Se as irregularidades nos repasses forem confirmadas, os gestores responsáveis pelo período sob análise podem ser alvo de uma Ação Civil Pública por Improbidade Administrativa.
SEM TRANSPARÊNCIA
A investigação do Ministério Público sobre os festejos juninos de Amélia Rodrigues está centrada na falta de transparência e em supostas irregularidades que impedem a população de saber exatamente quanto foi gasto. Apesar de o MP-BA manter o Painel da Transparência dos Festejos Juninos, ferramenta a qual exige que os municípios publiquem os gastos com contratação de artistas, Amélia Rodrigues não aparece entre as cidades com os maiores gastos que tiveram os valores divulgados pela imprensa, como Cruz das Almas, Jequié e Santo Antônio de Jesus, que gastaram milhões em 2025. A abertura do Inquérito Civil Preparatório indica que a falha na prestação de contas e a opacidade nos contratos levantaram as suspeitas do MP. O órgão quer justamente descobrir, analisando os documentos internos da prefeitura (licitações, notas fiscais e contratos), o valor real gasto pela gestão de João Bahia (PSD).
FIM DA LINHA
A decisão final do Tribunal Superior Eleitoral levou à cassação do vereador de Itapetinga, Diego Queiroz Rodrigues, conhecido como Diga Diga (PSD). A cassação veio após o recurso do parlamentar ao TSE, que manteve a anulação dos votos da chapa por fraude eleitoral, geralmente relacionada à cota de gênero, no caso anterior de 2020, ou abuso de poder. Toma posse no lugar de Diga-Diga, o suplente direto, Valdeir Chagas (PSD).
E OS PATINETES ELÉTRICOS?
Os patinetes elétricos chegaram como uma alternativa para somar entre moradores e turistas de Salvador que buscam se deslocar, de forma individual, especialmente pela orla da cidade. Porém, além da falta de consciência de parte da população - é possível ver duas, às vezes até três pessoas sobre o veículo - há um problema grave: onde elas estão sendo deixadas pelos usuários. De qualquer jeito, são largadas em esquinas de ruas estreitas, escuras e até mesmo no meio de vias onde circulam veículos, podendo causar um grave acidente. Me "ajudaê" cidadão!
MEU SENADOR
Uma das duas vagas para o Senado, segundo soube este Carrasco, está definida. João Roma, do PL, será um dos nomes na majoritária, se nada mudar até o próximo ano. O ex-ministro é visto como a cereja do bolo para atrair o eleitor conservador.
CHEIRO DE INTERIOR
A oposição diz que ACM Neto (União Brasil) já definiu o perfil do seu vice para sua chapa em 2026. Até agora, a batida do martelo indica que será alguém do interior, diferente de 2022, e a ideia é de que seja algum dos prefeitos da primeira prateleira. No radar, Sheila Lemos (União Brasil), de Vitória da Conquista, e Zé Cocá (PP), de Jequié. Caso Zé Ronaldo, de Feira de Santana, tope, ele seria o escolhido e o franco favorito.
AUSÊNCIA SENTIDA MAS ALINHAMENTO ESTÁ QUASE DEFINIDO
A visita cortês do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), à Fenagro e o “Casa A Tarde” não passou despercebida. Ao seu lado, um verdadeiro exército de aliados. De deputados, ex-deputados e de vereador a presidente de partido, foi um desfile de gente para mostrar que o cacique ainda tem muita força na cidade. Dos figurões, faltou o maior: o presidente da Câmara, Carlos Muniz (PSDB) que, contudo, não tem feito questão de esconder que já teve Neto como desafeto, mas diz estar disposto a apoiá-lo em 2026, em nome do seu partido. A direção que Muniz tomar é um fator preponderante para a oposição estadual manter a hegemonia na capital baiana.
O JOGADOR
Sandro Regis (União Brasil) tem sido o grande articulador do campo de oposição. O deputado estadual reassumiu a linha de frente do bloco na ALBA, no momento em que o líder oficial, Tiago Correia (PSDB), não conseguiu elevar o tom. Além disso, ele tem sido uma ponte importante para o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), estabelecer diálogos com setores e atores políticos importantes para a cena local, segundo soube esse Carrasco.
ENQUADRADA
Quem recebe a enquadrada da semana é a empresa que gere o metrô baiano. Com o tema a “CATRACA QUE TRAVA”, o equipamento giratório da CCR Metrô, ou Motiva, como a concessionária tem sido chamada agora, só serve para atrapalhar a vida de quem está com pressa. Nas últimas semanas, a reclamação recorrente é de que os passageiros não conseguem passar seus cartões em determinadas entradas. Além do constrangimento, ainda atrapalha o ritmo de quem utiliza o transporte. Cadê a AGERBA?
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
