Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > MADE IN BAHIA
COLUNA

Made In Bahia

Por Ricardo David*

ACERVO DA COLUNA
Publicado terça-feira, 16 de abril de 2024 às 0:00 h | Autor:

A hora e a vez da eletromobilidade baiana

Confira a coluna Made In Bahia

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Ricardo David, Socio diretor da Elev
Ricardo David, Socio diretor da Elev -

Nascida em 2020 a partir da iniciativa de dois empresários baianos, a ELEV é uma startup voltada para a infraestrutura de carregamento do veículo elétrico e vem desenvolvendo suas atividades no sentido de proporcionar mais conforto, praticidade e, principalmente, economia ao usuário desse novo modal, cada vez mais presente nos espaços urbanos do país. Segundo a ABVE-Associação Brasileira do Veículo Elétrico, o mês de fevereiro de 2024 apresentou um total de 10.451 emplacamentos no Brasil, representando um aumento de 143% em relação ao mesmo mês de 2023.

O Programa Mover, criado pelo Governo Federal através de Medida Provisória, em dezembro de 2023, implantou diversos incentivos para a eletromobilidade e promoveu a previsibilidade regulatória necessária para as montadoras de veículos aumentarem seus investimentos para a produção de veículos elétricos no Brasil. A BYD, na Bahia, deu a partida na corrida para ocupar os primeiros lugares no mercado e as demais montadoras não estão paradas e já anunciaram diversos investimentos que somados já extrapolam os 200 bilhões de reais.

Tudo sobre Made In Bahia em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Além de gerar mais de 10 mil empregos diretos e indiretos e investir cerca de R$ 3 bilhões em seu complexo industrial na Bahia, a BYD promete uma verdadeira revolução no setor, e, logicamente, será acompanhada pelo setor comercial, que precisará oferecer produtos e serviços diretamente relacionados à expansão dos veículos elétricos em nosso estado. A revenda de peças automotivas e a comercialização e instalação de carregadores e seus acessórios possibilitarão a criação de diversas empresas, com consequente geração de emprego e renda.

Rapidamente essa transformação na mobilidade urbana também trará significativos benefícios a nossa economia, bem como para a melhoria da qualidade do ar nos principais centros urbanos, e Salvador não poderá ficar de fora desses esforços. Para estar sintonizada com esses avanços, nossa cidade precisará dispor de uma infraestrutura de carregamento capaz de suportar o crescimento acentuado das vendas de veículos eletrificados e, para isso, a ELEV vem desenvolvendo esforços para oferecer a nossa sociedade o que há de mais moderno no mundo nessa área, através de um moderno aplicativo que fornece em tempo real a localização e disponibilidade de um eletroposto, oferecendo a oportunidade do usuário fazer uma reserva antecipada do horário de carregamento ou até mesmo para ser alertado que o seu veículo estará carregado em um determinado intervalo de tempo.

Nesse momento, a ELEV vem buscando investidores para expandir seus serviços para todo Brasil. A eletromobilidade é uma tendência irreversível e inexorável, pois está sintonizada com os anseios de uma sociedade moderna, sustentável e economicamente ativa.

*Ricardo David é Socio diretor da Elev

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco