Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Levi Vasconcelos, com colaboração de Marcos Vinicius

ACERVO DA COLUNA
Publicado quinta-feira, 17 de julho de 2025 às 0:00 h • Atualizada em 22/07/2025 às 15:09 | Autor:

Tarifaço de Trump atinge a Bahia em cheio, diz o presidente da Fieb

Confira a coluna desta quinta, 17

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem Tarifaço de Trump atinge a Bahia em cheio, diz o presidente da Fieb
-

– Cerca de 90% das exportações baianas para os EUA são feitas pela indústria. Ou seja, basicamente quem exporta para os EUA no nosso Estado são as indústrias.

A palavra aí é de Carlos Henrique Passos, presidente da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), ao falar sobre as preocupações que o tarifaço de Donald Trump causam na Bahia.

Tudo sobre Levi Vasconcelos em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Ele ressalta que os setores mais afetados são os de celulose, pneus e derivados de cacau, que representam uma fatia significativa do comércio do próprio Brasil com o mercado norte-americano.

– Essa tarifa não é apenas uma taxa de importação. Ela não permite a continuidade dos negócios. Onerar o produto em 50% do preço atual é praticamente inviabilizar a operação.

Ambiente - Ele criticou também a possibilidade do governo brasileiro aplicar a Lei da Reciprocidade.

– Aplicar a Lei da Retaliação, que venha a onerar as importações americanas, não vai ajudar em nada. Ao contrário, só vai piorar o ambiente industrial.

Carlos Henrique estava ontem no almoço, no Barbacoa, de apresentação da 7ª edição da Expotech, a indústria de cosméticos, saneantes e tintas, diante do empresariado presente, todos eles concordando e se dizendo também preocupados.

O empresariado da indústria formou um grupo de trabalho para discutir as saídas caso o tarifaço prevaleça, mas faz a advertência:

– A tarifa de 50% não é taxa de importação, é uma sanção. Ela proíbe qualquer negociação. Temos que buscar uma saída.

Mulheres negras enviam carta a Bruno pedindo fim da greve

Oito entidades que congregam o Movimento de Mulheres Negras, a começar pela União de Negros e Negras pela Igualdade (Unegro) subscreveram uma carta a Bruno Reis, prefeito de Salvador, pedindo o fim da greve dos professores em Salvador, que já dura 72 dias.

A carta pede o pagamento do piso salarial aos professores como forma de acabar a greve, que impacta diretamente na vida de 130 mil crianças e de suas famílias.

O fato objetivo é que a greve dos professores em Salvador e Lauro de Freitas inaugurou uma nova faceta política: o protesto de pais de alunos contra as greves.

Compreensível. Hoje, as escolas dão, além da educação, também alimento para as crianças, às vezes café, almoço e janta.

Os sindicalistas culpam os prefeitos, mas os pais dos alunos culpam todos.

Wilson celebra prorrogação das dívidas com o INSS

Wilson Cardoso (PSB), prefeito de Andaraí e presidente da UPB, passou a semana em Brasília para convencer deputados a votar logo a PEC 060, que prorroga a dívida das prefeituras com o INSS. Valeu o esforço, a Câmara votou, só falta o Senado.

Pela PEC, as dívidas com o INSS serão pagas em 300 meses (25 anos) e o valor descontado não pode passar de 1% da Receita Corrente Líquida. Quem não quitar ao fim do prazo, ganha mais 60 meses (cinco anos).

– Bela vitória. 90% dos municípios baianos estão endividados com o INSS. Foi trabalhoso, tiramos a emenda que incluía os municípios com sistema previdenciário próprio e a coisa fluiu.

Expotech cresce mais de 50%

Juan Lorenzo, do sindicato das indústrias de saneamentes, e Raul Menezes, da indústria de cosméticos, apresentaram ontem no Barbacoa um painel do que será a Expotech 2025, que será realizada segunda e terça no Senai Cimatec.

A área foi ampliada em 50%, com 83 expositores de matérias primas, equipamentos e insumos voltados para a indústria de cosméticos, saneantes e insumos.

REGISTROS

Contas de Jerônimo

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) realiza sessão hoje (14h30) para apreciar as contas de Jerônimo referentes ao ano passado. A relatoria é do conselheiro Inaldo da Paixão. Os conselheiros irão aprovar o parecer prévio, que será enviado para a Assembleia. Ano passado, sem problemas. A sessão é aberta.

Conectando jovens

O Hub Salvador será palco da 29ª edição do Futuro em Foco (18), cujo objetivo é aproximar jovens do ensino médio e técnico das novas demandas do mercado de trabalho. O slogan é Conectando Juventude ao Futuro do Trabalho e é realizado pela CaptaRH, FIAP, Hub Salvador e Wayra, e apoio da Prefeitura de Salvador.

Projeção Colbert

Ao comentar a possibilidade do grupo de Zé Ronaldo (UB) ter três nomes como candidato a deputado federal, Zé Chico e o vice-prefeito Pablo Roberto (PSDB), além do dele, o ex-prefeito Colbert Martins saiu com essa: ‘Pablo é um bom nome para suceder Zé Ronaldo’. Ou seja, sente e espere.

Roteiro histórico

Ao falarmos sobre a violência em Cairu, Camamu, Maragogipe e Maraú, o leitor J.M.S. fez a ressalva: ‘Já que são cidades históricas, não esqueça Porto Seguro. Lá o bicho pega’.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco