Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Redação

ACERVO DA COLUNA
Publicado quinta-feira, 21 de agosto de 2025 às 12:56 h | Autor:

Everaldo Anunciação, a morte que faz o PT baiano chorar. Era fundador

Confira a coluna de Levi Vasconcelos desta quinta-feira, 21

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Everaldo Anunciação
Everaldo Anunciação -

Os petistas, que há quase 20 anos governam a Bahia, até celebraram a pesquisa da Quest ontem divulgada dizendo que os índices de desaprovação de Lula caíram e, no Estado, ele lidera as intenções de voto com 60%, mas logo veio a notícia que instalou o clima de pesar.

Everaldo Anunciação, um dos fundadores da legendano Estado, ex-presidente estadual do partido, também ex-presidente emIlhéus e ex-vereador em Itabuna, cogitado para disputar as eleições de julho deste ano, morreu aos 65 anos.

Tudo sobre Levi Vasconcelos em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Martiniano Costa, ex-presidente da CUT na Bahia, colega de trabalho na Ceplac e amigo da vida inteira, conta que foi surpreendente.

– Em abril chegamos a conversarsobreapossibilidadedele disputar a presidência estadual. Notei ele meio reticente. Já estava doente, vinha fazendo exames, mas não dizia.

UM IRMÃO – Martiniano sintetiza a relação: ‘Não era um amigo, era um irmão’. Ele conta que Everaldo tinha um tumor na cabeça, foi operado em São Paulo, mas os médicos disseram que a recuperação poderia ser em Salvador, com a ressalva: o cenário não era bom.

– Ontem (anteontem) à tarde Vítor, o filho dele, já nos dizia que o quadro era bem delicado, os médicos alertaram a família. Até que hoje (ontem) por volta das 3h da tarde, veio a notícia triste.

Everaldo deixa viúva D. Madalena e os filhos Vítor, Larissa e Iago, este último adotado, mas sempre tratado como legítimo.

Fecomércio mostra o que é que o baiano tem no ‘Vai Turismo’

Representações do povo de santo e a distribuição de canecas de barro feitas emMaragogipinho, povoado de Aratuípe, fizeram a alegria no Vai Turismo, evento realizado ontem na Casa do Comércio pela Confederação Nacional do Comércio.

Kelsor Fernandes, presidente da Fecomércio-Ba, diz que do ponto de vista econômico o turismo baiano vai bem.

– O turismo equivale a 10% do PIB brasileiro, gerando 500 atividades em diferentes níveis. Salvador, por exemplo, superou R$ 4 bilhões em retorno financeiro este ano. A Bahia teve um salto de crescimento, superando o Rio de Janeiro.

Maurício Bacelar, secretário de Turismo do Estado, diz que a Bahia tem 122 municípios turísticos reconhecidos pelo Ministério do Turismo.

– Mas para mim, todos os 417 municípios baianos são turísticos, todos têm o seu charme.

Mar Grande sem terminal

Esperneando porque a agência do Banco do Brasil lá fechou sexta por conta de uma máquina que deu defeito após queda de energia, e até ontem não reabriu, Mar Grande, a capital de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, agora chora também o fechamento do terminal pela Agerba. Igor Pinho (MDB), o prefeito de Vera Cruz, protestou:

– Nem um aviso prévio teve, apesar do terminal ser essencial em Mar Grande. Suzana manda o recado com ‘Natureza interior’

Quem impera no salão de entrada da Assembleia esta semana é Suzana Pimentel, com a exposição ‘Natureza interior’. Formada em Ciências Sociais e artista plástica por vocação, ela usa tinta acrílica em suportes variados como papel, tela e madeira para dar o seu recado

– Sempre atuei profissionalmente nas áreas de educação e humanidades. Essa mostra reflete o mundo sensível e vasto da natureza. Baiana de Salvador, com mais de 20 anos lidando com os pincéis, ela tem obras em acervos de galerias e com colecionadores particulares pelo Brasil afora, na Europa e também nos EUA.

– Manja aquela música ‘Tocando em frente’? É assim que eu vou, tocando em frente.

REGISTROS

Flavio Dino cá 1

Além de receber o título de Cidadão Baiano na Alba amanhã pela manhã, Flávio Dino, ministro do STF, vai também ao Seminário Nacional promovido pela Associação dos Advogados e Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania, onde fará a palestra O Judiciário como guardião da democracia.

Flávio Dino cá 2

O Seminário da ADJC começa hoje (17h30) e vai até amanhã durante o dia, no auditório da Unifacs (Av. Tancredo Neves). Lá também estarão José Eduardo Cardozo, ex-ministro da Justiça, Daniela Borges, presidente da OAB-Ba, Orlando Silva, deputado federal, e Marlúcia Bonifácio Martins, do Museu Paraense Emílio Goeldi.

Prêmio CBPM

A Companhia Baiana de Pesquisas Minerais (CBPM) lança hoje (9h30) o Prêmio de Jornalismo – Mineração e Sustentabilidade. Henrique Carballal diz que a ideia é estimular a compreensão do que é a mineração nestes tempos de preservação ambiental.

Viva a tartaruga

Geraldo, Mazinho e Wallace, pescadores de Mucuri, no extremo sul, viraram heróis. Eles resgataram em alto mar uma tartaruga-cabeçuda ferida. O Projeto Tamar foi acionado.

COLABOROU: MARCOS VINICIUS

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco