Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Redação

ACERVO DA COLUNA
Publicado quarta-feira, 27 de agosto de 2025 às 9:50 h | Autor:

Em Gaza, o racismo tem a sua face mais diabólica. É a estupidez plena

Confira a coluna de Levi Vasconcelos desta quarta-feira, 27

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Israelenses já mataram 62 mil palestinos de bombas e fome
Israelenses já mataram 62 mil palestinos de bombas e fome -

Se a melhor das governanças configura-se pela prática de atos e fatos no rumo da construção de uma sociedade em que todos vivem em paz e harmonia, como dizem alguns cientistas políticos, dá para se mensurar o tamanho da estupidez que Israel faz contra o povo palestino, em Gaza.

O jornalista Valter Xéu nos instiga sobre o caso: ninguém vê isso não? Os israelenses já mataram 62 mil palestinos de bombas e fome e entre os mortos inclui-se 249 jornalistas, um recorde absoluto, mais que na 2ª Guerra Mundial.

Tudo sobre Levi Vasconcelos em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Convém lembrar que extremista não por acaso rima com terrorista. Pois o pessoal do Hamas foi lá numa festa e matou 1.700 judeus, ato de puro terror. Para descontar, Benjamim Netanyahu, o primeiro ministro israelense, faz 37 vezes pior, matando até crianças de fome, num dos atos mais estúpidos que a humanidade já viu.

NA UCRÂNIA – Como se vê, fica como dizia o nosso poeta Cuíca de Santo Amaro, quem tem um inimigo desse não precisa de diabo.

No mix das diabruras do nosso tempo tem também a Rússia bombardeando a Ucrânia só para tomar territórios. Também convém lembrar que russos e alemães historicamente sempre escravizaram os eslavos, o povo ucraniano.

Em Gaza, na Ucrânia e também no Brasil, é o racismo, uma chaga moral que vem desde os tempos da caverna, ainda hoje exibindo os seus tentáculos diabólicos. E agora ainda vem Netanyahu declarar Lula persona non grata. Melhor para Lula.

E eis que o vexame do Vitória pinga em deputados na Alba

Robinson Almeida(PT)eMarcone Amaral (PSD), dois deputados que se assumem rubro-negros semdelongas,pagaram o pato do vexame do Vitória diante do Flamengo. Ontem, eles foram alvos de intensas gozações na Alba.

Na Comissão de Infraestrutura, odeputado Sandro Régis (UB) abriu o coro:

– Para manter a tranquilidade da sessão, deveria ter uma enfermeira de plantão para ajudar o deputado Marcone e o deputado Robinson a manter a pressão.

Robinson rebateu:

– Sobre essas questões de futebol, creio que não é competência da Comissão de Infraestrutura tratar de saúde. As recomendações do colega são inadequadas.

Já Marcone assumiu a dor:

–Hoje realmente não é um dia fácil para nós, rubro-negros, mas o orgulho e o amor não se resumem a um resultado, apesar do vexame.

O mar não está para os ‘leões’

Em casa se reccuperando de uma queda que lhe custou três costelas quebradas, o deputado federal João Leão (PP) pegou a rebarba dos 8 a 0 que o Vitória levou do Flamengo.

Mandaram para ele mensagem sugerindo aos leões em geral que se cubram porque o bicho está pegando e o leão não é o que pega e sim o pegado. Leão, que é torcedor do Vitória, resmungou: ‘Tô aqui assim e o Vitória me arranja mais essa’.

Conquista espera obras na 116 para se livrar do sufoco

Ivan Cordeiro (PL), presidente da Câmara de Vitória da Conquista, diz que a cidade clama como se tivesse uma só voz, pelas obras nos entroncamentos da BR-116 que existem na cidade, palcos de sucessivos acidentes com vítimas fatais.

– No Distrito Industrial, a quantidade de vidas ceifadas é ultrajante A prefeita Sheila Lemos (UB) tem esperança de que a sucessora da ViaBahia cumpra os acordos jogados de lado pela concessionária. Havia um termo de compromisso com a ViaBahia de começar a duplicação da 116 pela cidade, o que inclui a construção de viadutos, mas como o cenário mudou, espera-se pelo DNIT. A pedida inclui a duplicação total do anel viário.

REGISTROS

Tatuagem regulada

A Alba aprovou ontemoprojeto do deputado Euclides Fernandes (PT) que regulamenta o funcionamento dos estúdios de tatuagens e piercing. Raimundinho da Jr (PL) até quis incluir o bronzeamento artificial, mas Robinson Almeida (PT) alertou: se isso fosse feito o projeto recomeçaria do zero.

Marielza Brandão

A desembargadora Marielza Brandão será a protagonista da homenagemda semana na Alba. Receberá sexta (10h) a Comenda 2 de Julho, iniciativa do deputado Niltinho (PP), que justifica: ‘Ela tem muito bons serviços prestados a Bahia’.

Vavá e Lula

Waldemar Oliveira, o Vavá, ex-vereador em Salvador, vai lançar sábado (17h) no Bar Quintal Raso da Catarina (Campo Grande) o livro Lula, liberal, social-democrata ou revolucionário? No embalo, vaidebater com os presentes as eleições de 2026.

D. Maria

Morreu semana passada, em Itapetinga D. Maria Nascimento de Jesus Lima. A cidade vivia de olho nela porque tinha 104 anos, todos queriam ver até onde ela ia (e foi longe). Deixou cinco filhos, dois netos e dois bisnetos.

COLABOROU: MARCOS VINICIUS

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco