Eis o Nibis, o cacau caminhando para além do chocolate
Confira a coluna de Levi Vasconcelos deste domingo

Dizem que o cacau é ouro da terra, pelos enormes benefícios que puxa para a saúde, física e do bolso. E os ventos sopram a favor para que os horizontes dele sempre cresçam na banda positiva, incluindo o aproveitamento de 100% do fruto, e na Fenagro 2025 despontou a dica de que nem tudo é chocolate.
Erivaldo Souza, relações públicas da Ceplac, na Fenagro botou pilha no Nibis, um produto que resultou do trabalho desenvolvido pelo Centro Tecnológico. No espaço ceplaquiano várias alternativas para o uso do cacau são apresentadas, mas destacou que o chocolate é importante, mas o cacau é muito mais, principal mente na gastronomia.
– Estamos mostrando mesmo que o cacau não serve apenas para o chocolate. No nosso Centro desenvolvemos vários experimentos, entre eles a mistura de leite, coco, açucar e amêndoas do cacau. Depois, caramelizamos e nasce o Nibis, super saboroso.
Sem agrotóxicos –Diz Erivaldo que no foco das pesquisas está também o cultivo sem agrotóxicos.
– Já está provado que a aplicação de defensivos nas folhas e no solo em nada atinge o chocolate, mas, ainda assim, o melhor cacau é aquele cultivado de forma saudável, sem agrotóxicos. Dá diferença entre um produzido sem aditivos químicos e o outro. Com o uso de adubos orgânicos, o resultado é um fruto bem mais saudável.
Seja como for, fica evidente que na região cacaueira, o fruto sempre imperou como grande vetor econômico e assim seguirá, além do que isso rendeu para a literatura. Sem falar que sucos e geleias há muito tempo integram os atrativos.
Na região do cacau, sempre lembram que o nome científico da planta é Ttheobrama cacoa, que na linguagem asteca, significa planta dos deuses.
Dannet, a vaca Girolando que bateu recorde da Fenagro no leite
Ivaldo Bonfim, técnico da Seagri e controlador leiteiro da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), aponta que, na competição leiteira de 2025, a grande campeã foi a vaca Dannet, da raça Girolando, da fazenda Pau de Belota, de Ribeira do Pombal, com um feito inédito: média de 105 litros de leite por dia, novo recorde na Fenagro.
– Vejam a importância dessa raça. Ela surgiu do cruzamento do Gi Leiteiro, uma raça zebuína originária da Índia, com o Holandês, uma raça europeia. É um sucesso absoluto.
Ivaldo explica que todas as raças, de bovinos, caprinos ou ovinos, possuem normas próprias, que definem categorias e faixas etárias, começando pelos animais jovens até chegar aos adultos. É ponderando a sucessão de cruzamentos que se chega aos melhore
Política com Vatapá - Doação única
Conta Leur Lomanto (UB), deputado federal, neto do ex-governador Lomanto Júnior, que, lá um dia em Anguera, o avô, no terceiro mandato de prefeito de Jequié (1993-1997), dormia numa casa, enquanto José Carlos Araújo, no primeiro mandato de deputado estadual (1993-1997, ele seria mais duas vezes estadual, quatro federal; hoje, é suplente de federal, no PDT, e vai completar 81 anos dia 21 próximo), recebeu Rosalino da Bahia, uma liderança.
– Deputado, estamos fazendo um torneio e gostaria que o senhor me arranjasse um jogo de camisas.
– Não!
– Então, alguns pares de chuteiras!
– Não!
– Então, umas bolas.
– Não!
A lista tinha 31 pedidos, Zé Carlos não atendeu a nenhum. Rosalino fez a última pergunta:
– O senhor não tem nada para me dar?
– Tenho.
– O quê?
– Um beijo na boca!
E tascou-lhe o beijo em Rosalino, que continuou eleitor fiel dele.
Colaborou: Marcos Vinicius
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
