Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Redação

ACERVO DA COLUNA
Publicado terça-feira, 15 de julho de 2025 às 10:57 h | Autor:

Cairu, Camamu e afins, relíquias históricas viram paraíso do crime

Confira a coluna de Levi Vasconcelos desta terça-feira, 15

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Praia de Cairu
Praia de Cairu -

Cairu, Maragogipe, Camamu e Maraú têm muitos pontos comuns. São relíquias históricas do Brasil Colônia num tempo em que quase tudo se movia por barcos. Veio a era do automóvel, e estes locais deixaram o protagonismo econômico e viraram fim de linha, calmos e tranquilos, também bucólicos paraísos à beira mar.

É exatamente nesses nichos, calmos e pacatos, distantes do agito das grandes cidades e também da polícia que o crime organizado achou para fazer os seus ninhos.

Tudo sobre Levi Vasconcelos em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

São Roque do Paraguaçu, em Maragogipe, viu há duas semanas bandidos armados descerem de um barco e saírem pelo povoado atirando. No último fim de semana, Cairu foi pior,viu algo que nunca se viu por lá, bandidos nas ruas soltando tiros para o ar. E Camamu, idem, idem, viu assustados criminosos atacando unidades da PM.

TREMEMBÉ – Em Tremembé, também pacato povoado de Maraú às margens da Baía de Camamu, houve troca de tiros, e um criminoso morreu. Em todos estes lugares os moradores são unânimes: fazem isso porque lá não tem polícia.

Que ironia, os recantos da era do automóvel se tornaram o melhor dos mundos para o crime organizado fazer suas bases. Cairu, por exemplo, é uma ilha, a única do arquipélago do mesmo nome que tem acesso viário.

Só tem dois soldados da PM. E na lógica, não precisaria mais, exatamente pela baixa incidência de crimes quando a relação é entre moradores e visitantes. Agora, tudo o que os moradores mais pedem é justamente mais polícia.

Na pequena Canarana, a disputa política é raivosa

A juíza Cássia da Silva Alves, da 174ª Zona Eleitoral, aplicou multa de R$ 5 mil a cada um dos 19 candidatos a vereador da oposição à prefeita Marleide Oliveira (PT). Acusação: propaganda eleitoral antecipada.

Um deles, que não quis se identificar, disse achar isso absurdo, mas prefere ficar calado, segundo ele, por medo.

– Aqui o bicho está pegando. Depois das eleições já foram assassinados o ex-secretário de Saúde Djanilson Dourado e o ex-vereador Keine Augusto.

Canarana é um pequeno município da região de Irecê com menos de 25 mil habitantes. Lá, a disputa política entre petistas e antipetistas é daquelas raivosas.

Em 2020, o então prefeito Ezenivaldo Dourado, Zeni (PL), derrotou Marleide, que ano passado voltou ao páreo e derrotou o candidato por ele apoiado, Joelson Matos (PSD).

Pedro Alcântara de volta à cena

Em vias de completar 78 anos, Pedro Alcântara, que foi vereador em São Raimundo Nonato, no Piauí, depois em Juazeiro e seis vezes deputado estadual entre 1977 e 2011, está querendo voltar à cena política.

Diz que vai tentar um mandato de deputado federal em 2026, ainda sem partido definido, mas provavelmente pelo PSB.

– Juazeiro está carente de uma representação federal. É nessa ponga que entro.

Lula vai a Juazeiro dar o presente de aniversário

Juazeiro completa 147 anos, hoje, e vai receber o presente depois de amanhã, com a visita de Lula, duas semanas após ele ter estado em Salvador, no 2 de Julho. Vai lá anunciar investimentos na Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco, que abrange principalmente municípios da Bahia e de Pernambuco. Andrei da Caixa (MDB), o prefeito, diz que a cidade ganha um presentão.

– Receber o presidente Lula na semana em que a cidade faz aniversário é motivo de esperança. Ter um líder nacional anunciando investimentos para a população mais vulnerável é prova de que Juazeiro voltou a ser vista no cenário federal.

REGISTROS

Jornalistas nas urnas 1

Jornalistas baianos vão às urnas, hoje e amanhã, online, eleger a nova diretoria, Comissão Fiscal e o Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba). A jornalista Fernanda Gama é candidata única. Ela será a terceira mulher a ocupar o posto. A primeira foi Kardelícia Mourão e a segunda Marjorie Moura.

Jornalistas nas urnas 2

O atual presidente do Sinjorba, Moacy Neves, do qual Fernanda Santana é vice, vai voar para ser o vice de Samira de Castro, que tenta se reeleger para a presidência da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

Na ABI também

Já na Associação Bahiana de Imprensa (ABI), ainda esta semana o presidente Ernesto Marques solta o edital convocando a eleição da nova diretoria para 10 de setembro. O nome posto até agora é o da jornalista Suely Temporal, esta sim, a primeira mulher a presidir a entidade, que em 17 de agosto fará 95 anos.

No TJBA

E já que o papo é eleição, a sucessão da desembargadora Cyntia Resende na presidência do TJBA ainda será em novembro, mas os desembargadores Jatahy Fonseca e José Edvaldo Rotandano já estão aí.

COLABOROU: MARCOS VINICIUS

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco