Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > CONJUNTURA POLÍTICA
COLUNA

Conjuntura Política

Por Cláudio André de Souza*

ACERVO DA COLUNA
Publicado segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 às 3:47 h | Autor:

O desafio permanente das bases eleitorais

Movimento do governador Jerônimo consolida Tribunal de Contas como destino final de carreiras parlamentares

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Deputado Otto Filho pode virar novo conselheiro da Bahia
Deputado Otto Filho pode virar novo conselheiro da Bahia -

Na semana passada, analisamos o aumento do protagonismo institucional dos deputados federais na alocação de recursos e poder no nosso famigerado presidencialismo de coalizão.

O governador Jerônimo Rodrigues enviou à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) a indicação ao Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) de dois deputados federais, Otto Filho (PSD) e Josias Gomes (PT), consolidando o Tribunal como um espaço a receber parlamentares em fase de encerramento da carreira política, o que ocorre também em outros estados, algo independente da filiação partidária dos governadores.

Tudo sobre Conjuntura Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A indicação do deputado federal Otto Filho (PSD) por parte do governador Jerônimo Rodrigues deve ter um peso determinante envolvendo nesse momento questões pessoais, pois, trata-se do campeão de votos na eleição de 2022 (200.909 votos) e o segundo deputado federal mais votado na eleição de 2018 (185.428 votos), quando conquistou o primeiro mandato na Câmara dos Deputados.

Há um ponto importante na indicação de Otto Filho ao TCE, que deve ser aprovada com grande apoio parlamentar por aclamação na ALBA, trata-se de um político com carreira ascendente nos espaços da Câmara e por ter um padrão de votação robusto alinhado aos espaços do PSD nos municípios, mas que vai além e consegue dispersar suas votações por todas as regiões da Bahia.

Em 2022, o deputado teve o perfil majoritário de votos em vários municípios baianos como Lençóis (66,04%), Lajedinho (53,28%), Iguaí (50,15%) e Macajuba (49,06%). Em votos absolutos, Ipirá (8.185), Itapicuru (6.957), Simões Filho (5.801), Santo Antônio de Jesus (5.775) e Conceição do Almeida (5.208).

A geografia do voto de um deputado pode ser considerada majoritária quando ocorre uma dispersão de votos na maior parte dos municípios, impedindo a concentração de votos em poucas bases.

O deputado Otto Filho teve votos em 383 municípios baianos em 2018 e alcançou 401 cidades na eleição de 2022, ampliando sua capilaridade territorial para aproximadamente 96,2% dos municípios do estado, ou seja, vários municípios onde ele teve zero voto em 2018 passam a registrar votação em 2022 (mesmo que residual), como Itanhém, Malhada de Pedras, Nova Viçosa, Teixeira de Freitas, entre outros.

A saída de cena do deputado federal baiano mais votado em 2022 abre um desafio de transição para a representação política destes municípios e das suas lideranças locais nas eleições de 2026, mas o PSD saberá conduzir como redistribuir votos ou recompor a liderança de Otto Filho com uma nova liderança dentro ou fora do arranjo familiar liderado pelo Senador Otto Alencar.

Os próximos três meses serão desafiadores na montagem de bases eleitorais mais sólidas para quem vai disputar a corrida eleitoral para a Câmara dos Deputados.

*Professor adjunto de Ciência Política da UNILAB e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRB. E-mail: claudioandre@unilab.edu.br

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco