Busca interna do iBahia
HOME > CINEINSITE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ENTREVISTA EXCLUSIVA

Wagner Moura sobre Hollywood: “Raro escreverem personagens brasileiros”

Dupla estreia nova série da Apple TV+ sexta-feira, 14

Rafael Carvalho

Por Rafael Carvalho

12/03/2025 - 6:30 h | Atualizada em 13/03/2025 - 23:00
Wagner Moura vive uma trama policial
Wagner Moura vive uma trama policial -

A carreira internacional de Wagner Moura tem seguido muito bem, obrigado. Depois do sucesso que o tornou mundialmente conhecido como Pablo Escobar, em Narcos, e após o recente trabalho em Guerra Civil, o ator está prestes a estrear mais uma série feita em solo norte-americano. Ladrões de Drogas chega na próxima sexta-feira, 14, direto no streaming da Apple TV+.

Leia Também:

A série, criada por Peter Craig (roteirista de filmes como Top Gun: Maverick, Gladiador II e Batman), conta a história de dois amigos na Filadélfia (vividos por Moura e Brian Tyree Henry) que fazem assaltos a bunkers de pequenos traficantes, disfarçados de agentes do DEA (órgão federal dos Estados Unidos que combate especificamente o tráfico de drogas). Nesta sexta, serão disponibilizados apenas os dois primeiros episódios da série, de um total de oito. Os demais estreiam semanalmente, sempre às sextas-feiras.

Tudo sobre Cineinsite em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Wagner Moura conversou com A TARDE sobre o trabalho na produção e falou da dificuldade de fazer a série sem muitos ensaios, inclusive tendo passado pela greve de roteiristas em 2023, que paralisou grande partes das produções à época.

“As filmagens da série acabaram durando um ano inteiro com essa parada, mais do que o normal. E olha que aqui não se ensaia muito, não tem sala de leitura. E eu sinto muita falta disso”, pontuou o ator.

Demorou até mesmo para encontrar seu parceiro de cena: “Eu conheci Brian no set de filmagens, quando filmamos a primeira cena do primeiro episódio, já vestido com a roupa do personagem. Mas eu tive uma conexão imediata com ele. Eu lembro que eu o chamei num canto, parei na frente dele e falei: ‘Meu nome é Wagner, eu tenho 46 anos, tenho três filhos, vivo no Brasil’, pra ele poder me conhecer melhor. E aí ele me olhou e fez o mesmo, falando sobre ele”.

De fato, a relação carismática entre os dois personagens é essencial para o sucesso da narrativa. Ray (Henry) quer dá uma vida mais digna para a mãe adotiva já idosa (interpretada por Kate Mulgrew), enquanto Manny (Moura) está prestes a se casar com Sherry (Liz Caribel Sierra). São, portanto, sujeitos que assaltam os caras “maus” como algo passageiro e com muito receio, nas frestas do crime.

Elos de amizade

Essa conexão entre os dois atores é muito importante e visível na série. Ladrões de Drogas funciona como uma espécie de ‘buddy cop’ (gênero narrativo em que dois policiais ou agentes secretos trabalham juntos), com a diferença que aqui eles são falsos policiais. As coisas se complicam quando, em uma dessas abordagens, eles roubam uma quantia de dinheiro e drogas muito maior do que imaginavam e acabam entrando na mira de um perigoso grupo de narcotráfico, sendo desmascarados e procurados pela verdadeira polícia.

É quando os dois espertalhões mostram suas fragilidades e têm de se livrar de uma situação para a qual não possuem preparo algum.

“Eu acho que os personagens, a princípio, respondem ao clichê do preto e do latino envolvidos numa situação de tráfico de drogas. Mas aí você vai vendo a série, conhecendo mais os dois e percebe que eles são um anti-estereótipo disso tudo porque eles não foram feitos para aquilo. Do cara saber pegar uma arma e matar outra pessoa. Não, eles são absolutamente vulneráveis, o oposto do machão clássico do cinema de ação”, observou o ator.

Especificamente sobre Manny, Moura afirma que lhe interessou no personagem a desconstrução desse estereótipo, tipo de papel difícil de encontrar dado a atores latino-americanos. “Os personagens passam a série inteira tentando escapar desse ciclo de violência no qual estão envolvidos. E isso foi uma coisa que me atraiu muito nessa série. O fato dela não ser um clichê”.

Inclusive, Manny é um personagem brasileiro que vive nos Estados Unidos – fala um pouco de espanhol na série porque sua namorada é hispânica, mas em vários momentos se acentua sua origem brasileira.

“Todo personagem que eu faço aqui, eu boto pra ser brasileiro porque eu sou brasileiro. E o Brasil é um país importante no fluxo migratório para os Estados Unidos. É muito raro alguém que escreva um personagem aqui para ser originalmente brasileiro. Então eu quero que seja porque eu sou assim, eu falo desse jeito e com esse sotaque brasileiro. Eu quero que o Brasil seja representado nos personagens que eu faço”, determinou o ator.

Caminhos opostos

À medida em que a trama da série decorre, a relação entre os dois amigos vai ficando mais balançada, apesar do vínculo entre eles ser forte. E quando as situações ficam realmente mais perigosas, inclusive para a família de ambos, os caminhos tendem a se divergir.

“A relação deles é meio que um casamento, em que o Ray é o alfa e o Manny é o elo mais frágil da relação. Inclusive, eu sinto que para Manny romper com esse ciclo de violência, ele precisa de alguma forma romper com Ray e com a amizade que eles têm. E isso é um dilema gigantesco”, ponderou Moura.

Nesse sentido, Ray precisa apreender a tomar as rédeas da situação, enfrentando a violência na mesma medida, a fim de se proteger e sobreviver, enquanto busca dar um sentido à sua própria vida. Em certa medida, ele acaba se tornando o grande protagonista da série, e ambos os atores estão realmente maravilhosos em seus papéis, inclusive no que demonstram de vulnerabilidade.

Moura falou também da satisfação de ter sido dirigido por Ridley Scott, que produz a série e dirige o primeiro episódio. Com todos esses atributos, Ladrões de Drogas tem sido apontado como sério candidato ao Emmy, premiação da TV norte-americana, incluindo as especulações de indicação para os dois atores protagonistas. Coroando a ótima fase de Moura, o ator baiano se prepara para lançar, ainda este ano, O Agente Secreto, novo filme do pernambucano Kleber Mendonça Filho. Os caminhos do sucesso estão traçados.

“Ladrões de Drogas” ("Dope Thief") / Criado por Peter Craig / Com Brian Tyree Henry, Wagner Moura, Marin Ireland, Kate Mulgrew, Nesta Cooper, Amir Arison e Ving Rhames / Estreia no Apple TV+ nesta sexta-feira (14), com os dois primeiros episódios, seguidos por um novo toda sexta-feira, até 25 de abril

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Ladrões de Drogas série Apple TV+ série Ladrões de Drogas wagner moura

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Wagner Moura vive uma trama policial
Play

Five Nights at Freddy's 2: saiba o que assistir no cinema em Salvador

Wagner Moura vive uma trama policial
Play

Baiano brilha em documentário sobre seleção de futebol de cegos

Wagner Moura vive uma trama policial
Play

Da Galícia a Salvador: filme sobre vida de Pepe Faro emociona público

Wagner Moura vive uma trama policial
Play

O filme de suspense da Netflix com grande elenco que você precisa ver

x