Busca interna do iBahia
HOME > CINEINSITE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

GUERRA

Palestino vencedor do Oscar denuncia invasão de sua casa por militares

Cineasta relata ataque a familiares e revistamento de residência na Cisjordânia

Beatriz Santos

Por Beatriz Santos

15/09/2025 - 22:01 h
Ação ocorreu após colonos israelenses atacarem sua família
Ação ocorreu após colonos israelenses atacarem sua família -

O cineasta palestino Basel Adra, vencedor do Oscar 2025 pelo documentário Sem Chão, denunciou que sua casa foi revistada por militares israelenses neste sábado, 13, enquanto ele acompanhava o irmão no hospital.

Segundo Adra, a ação ocorreu após colonos israelenses atacarem sua família, tentando atropelar o irmão com um quadriciclo e agredindo tanto ele quanto um primo. Um vídeo do ataque foi publicado por Adra em sua conta no Instagram, e ele levou o irmão para atendimento médico após o incidente.

Tudo sobre Cineinsite em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

Ainda de acordo com o diretor, soldados israelenses invadiram a residência na sua ausência. "O Exército de Israel invadiu minha casa, onde minha esposa e minha filha de 9 meses estavam", relatou Adra, sem detalhar a condição da família.Ao jornal britânico The Guardian, ele acrescentou que foi impedido de retornar para casa devido a barreiras militares montadas na estrada ao anoitecer.

O Exército de Israel afirmou, em nota, que a presença das tropas na região tinha como objetivo investigar relatos de pedras lançadas por palestinos contra israelenses.

Ataques à propriedade

Familiares de Adra relataram que colonos levaram ovelhas à propriedade para destruir plantações. O primo do diretor, Mohamad Huraini, descreveu o episódio como "mais um dia de ação da limpeza étnica".

Uma ativista estrangeira que acompanhava os palestinos também foi agredida. "Você não está seguro se é palestino ou se nos defende. Colonos, apoiados pelo governo e pelo exército, precisam ser contidos!", escreveu Huraini nas redes sociais.

Contexto político e histórico

No fim de agosto, o governo israelense autorizou a construção de novos assentamentos na Cisjordânia ocupada, medida sem reconhecimento internacional. O plano prevê erguer habitações em áreas estratégicas do território, o que pode fragmentar a região e dificultar a viabilidade de um futuro Estado palestino.

A violência contra Adra ocorre em meio a outros ataques recentes. Meses antes, Hamdan Ballal, codiretor de Sem Chão, denunciou ter sido espancado e preso por soldados israelenses, após ter a casa cercada por colonos. Yuval Abraham, outro codiretor do documentário, relatou que Ballal foi agredido e levado sob custódia enquanto estava dentro de uma ambulância.

Sobre o documentário

Sem Chão, premiado em Hollywood, registra a destruição de casas, escolas e vilarejos em Masafer Yatta, na Cisjordânia, e as expulsões de seus moradores. A amizade entre Adra e Abraham, cineastas de lados opostos do conflito, serve como fio condutor do filme, mostrando de forma sensível os impactos humanos da ocupação.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Israel oscar Palestina

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Ação ocorreu após colonos israelenses atacarem sua família
Play

Five Nights at Freddy's 2: saiba o que assistir no cinema em Salvador

Ação ocorreu após colonos israelenses atacarem sua família
Play

Baiano brilha em documentário sobre seleção de futebol de cegos

Ação ocorreu após colonos israelenses atacarem sua família
Play

Da Galícia a Salvador: filme sobre vida de Pepe Faro emociona público

Ação ocorreu após colonos israelenses atacarem sua família
Play

O filme de suspense da Netflix com grande elenco que você precisa ver

x