Busca interna do iBahia
HOME > CINEINSITE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ANÁLISE

Com Fernanda Montenegro, ‘Vitória’ vai além dos fatos e comove

‘Vitória’ estreia nos cinemas acontece nesta quinta-feira, 13

Edvaldo Sales

Por Edvaldo Sales

13/03/2025 - 17:00 h | Atualizada em 31/03/2025 - 13:54
‘Vitória’ foi dirigido por Andrucha Waddington
‘Vitória’ foi dirigido por Andrucha Waddington -

Há 20 anos, a massoterapeuta Joana Zeferino da Paz conseguiu expor toda uma cadeia de tráfico no Rio de Janeiro. Na época, ao ver que suas queixas de tiroteios e crimes na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, eram constantemente ignoradas e menosprezadas pela polícia, ela comprou uma filmadora e passou a registrar toda a movimentação através de sua janela. O resultado foi a prisão de mais de 30 pessoas, incluindo PMs, envolvidas no narcotráfico.

Leia Também:

‘Vitória’, filme idealizado por Breno Silveira antes de sua morte e concluído por Andrucha Waddington (‘Anitta: Made in Honório’), conta a história dessa mulher. Com roteiro de Paula Fiuza (‘Sobral – O Homem que Não Tinha Preço’), a produção consegue fugir de uma dinâmica previsível — que poderia ser um risco devido ao fato de a obra ser baseada em um caso real e conhecido após uma ampla divulgação da mídia na época — ao enveredar por uma abordagem que dá espaço para reflexões sobre o envelhecer, a solidão e o que vem com a junção desses fatores.

Tudo sobre Cineinsite em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

As escolhas de Andrucha e do diretor de fotografia, Lula Cerri, de como enquadrar e preencher à cenas, sempre focando na Nina, protagonista interpretada por Fernanda Montenegro, em diversos contextos, reforçando como ela é uma mulher sozinha, são essenciais para a construção dessa ideia, que vai ganhando mais força ao longo do filme. O texto consegue evidenciar isso nos diálogos e interações — que vão de uma ligação para desmarcar um jantar ao menosprezo com o qual é tratado o pedido de socorro de uma idosa.

A atuação de Montenegro é crucial dentro desse contexto. Com um trabalho carregado de nuances, que transita com perfeição pelos momentos que exigem leveza, outros que pedem mais emoção e alguns mais cômicos, a atriz tem uma entrega rica e que consegue emocionar e fazer rir.

‘Vitória’ e muito mais: veja o que está passando no cinema em Salvador

Alguns desses momentos vêm da interação de Nina com Bibiana (Linn da Quebrada) e o jornalista Flávio Godoy (Alan Rocha). Nela, a protagonista encontra um alento e parceira de aventuras que muda a sua rotina; já nele um amigo e um ouvinte importante para os desdobramentos da sua história. Porém, é da dinâmica entre Nina e o pequeno e encantador Marcinho (Thawan Lucas) que ‘Vitória’ alcança um teor dramático forte e tematicamente comovente, além de ser um aceno à relação entre Josué (Vinícius de Oliveira) e Dora, de ‘Central do Brasil’.

‘Vitória’ é uma obra que aborda com um certo grau de perfeccionismo a rotina da sua protagonista e a desestabilização desse conceito. Para colocar isso na narrativa, o diretor aposta bastante em situações cotidianas de Nina. Essa escolha afeta um pouco o ritmo do filme no primeiro ato, o que, para determinados espectadores, pode resultar em cenas em que “não acontece nada”.

O saldo final, no entanto, não é afetado e o longa não perde força. ‘Vitória’ consegue usar os fatos ao seu favor e chega a um resultado que vai além daquilo que era esperado. Contudo, isso não seria possível sem Fernanda Montenegro, que demonstra uma força e fôlego incontestáveis, e, mais uma vez, prova porque é uma das maiores atrizes que o mundo já viu.

‘Vitória’ estava originalmente agendado para 2024, mas sua estreia nos cinemas acontece nesta quinta-feira, 13.

>>> Veja onde está passando 'Vitória' em Salvador

Assista ao trailer de ‘Vitória’:

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

análise cineinsite Fernanda Montenegro filme vitória

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
‘Vitória’ foi dirigido por Andrucha Waddington
Play

Five Nights at Freddy's 2: saiba o que assistir no cinema em Salvador

‘Vitória’ foi dirigido por Andrucha Waddington
Play

Baiano brilha em documentário sobre seleção de futebol de cegos

‘Vitória’ foi dirigido por Andrucha Waddington
Play

Da Galícia a Salvador: filme sobre vida de Pepe Faro emociona público

‘Vitória’ foi dirigido por Andrucha Waddington
Play

O filme de suspense da Netflix com grande elenco que você precisa ver

x