Busca interna do iBahia
HOME > CINEINSITE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

EXPERIÊNCIA ÚNICA

Cinema e música unem públicos no Open Air Brasil em Salvador

Pré-estreia de ‘Malês’ e show de Rachel Reis marcam noite de integração cultural

Beatriz Santos e Franciely Gomes

Por Beatriz Santos e Franciely Gomes

02/10/2025 - 8:10 h
Rachel Reis no Open Air Brasil
Rachel Reis no Open Air Brasil -

O Open Air Brasil, parceiro do Grupo A TARDE, segue transformando o Centro de Convenções de Salvador em palco de experiências coletivas que unem arte, música e audiovisual.

Na quarta-feira, 1º, o evento apresentado pelo Ministério da Cultura e pelo Nubank, chegou ao seu segundo dia com uma programação que mesclou a força da pré-estreia de ‘Malês’, filme que revisita a história do levante negro no século XIX, e o show envolvente da cantora baiana Rachel Reis.

Tudo sobre Cineinsite em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Quem esteve no espaço não assistiu apenas a um filme ou a um show isolado, mas viveu uma experiência que mistura linguagens.

Leia Também:

A experiência além da tela

Mais do que uma exibição, o público descreveu a noite como uma experiência integrada entre linguagens. A tela de 325 m², equivalente a uma quadra de tênis, serviu de ponto de partida para reflexões profundas trazidas pelo filme, enquanto a música encerra o encontro com leveza.

“Principalmente pensando no filme, que é ambientado aqui em Salvador, na Bahia, no Recôncavo… E Rachel, como uma cantora vinda do sertão, traz esse tempero que a cultura afro-brasileira tem. Eu acho que tem tudo a ver: o show da Rachel, o tema do filme, o contexto. Acho que complementa muito bem. Foi uma ótima escolha”, disse a relações públicas Emanuele Pereira, em entrevista exclusiva ao Portal A TARDE.

Entre os presentes, a sensação era de que as duas linguagens se completavam em cena. Emanuele reforçou: “Combinação dos dois, com certeza. É uma mistura muito boa. Ver um filme bom, numa tela gigante, ter a equipe de produção, os atores, o elenco aqui… E aí complementar com um show é muito bom”.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por A TARDE (@atardeoficial)

Na mesma linha, a produtora cultural Carolina Pereira destacou a força emocional da sequência de filme e show. “Eu acredito que ela pode complementar no sentido de aguçar as emoções e as sensações que ficaram latentes após o filme. Eu acho que Rachel Reis tem tudo a ver com os Malês, com a história da Bahia”, afirmou.

Para Carolina, a inovação está justamente nesse encontro: “Eu acho que é a junção das duas linguagens. O cinema e a música casam muito bem. Vivenciar essas duas experiências no mesmo local é inovador e muito emocionante”.

Público diverso e engajado

A noite atraiu desde cinéfilos atentos até fãs da música de Rachel Reis. O produtor de eventos Robson dos Anjos ressaltou como a curadoria da programação conecta plateias diferentes. “O show traz a gente para isso, para o universo. Eu acho que, na maioria dos dias, os shows estão bem linkados com os filmes”, avaliou.

Ele citou ainda os próximos dias do evento como exemplos de sintonia. “Temos exemplos: no dia em que vai ser transmitido ‘Ó Paí, Ó’, tem um show da Majur, que é uma artista nossa. Isso, de certo modo, traz não só os fãs do cinema, mas também os fãs dos shows. Uma coisa acaba envolvendo e complementando a outra”, destacou.

Seja pelo impacto histórico de Malês, seja pela da música de Rachel, a percepção comum era a de que a noite traduziu a pluralidade cultural da Bahia. Robson resumiu: “Combina de uma forma espetacular, não tenho dúvidas. Eu acho que trouxe uma galera que é do meio, o povo preto, o povo que está na cena”.

História do Cinema Baiano

Explore a riqueza do audiovisual da Bahia na exposição virtual “Uma Breve História do Cinema Baiano”, do Centro de Documentação e Memória (CEDOC) do jornal A TARDE. A mostra reúne imagens raras, marcos históricos e curiosidades sobre produções que ajudaram a moldar a identidade cultural do estado. Um mergulho na trajetória de cineastas, obras e movimentos que marcaram época. Clique e descubra os bastidores da sétima arte baiana.

Ingressos e programação do Open Air Brasil

Os ingressos para o Open Air Brasil estão sendo vendidos na plataforma Sympla. Confira a programação completa do evento abaixo:

  • Dia 30 de setembro (terça-feira): “3 Obás de Xangô” + Show de Alice Caymmi
  • Dia 1º de outubro (quarta-feira): “Malês” (pré-estreia com presença do diretor e elenco) + Show de Rachel Reis
  • Dia 2 de outubro (quinta-feira): “Pulp Fiction - Tempo de Violência”
  • Dia 3 de outubro (sexta-feira): “Missão: Impossível – O Acerto Final” + Show da banda Herbert & Richard
  • Dia 4 de outubro (sábado): “Lilo & Stitch” (live-action) + “F1 – O Filme” (sessões independentes)
  • Dia 5 de outubro (domingo): “Meu Amigo Totoro” + “Thelma & Louise” (sessões independentes)
  • Dia 7 de outubro (terça-feira): “Pecadores”
  • Dia 8 de outubro (quarta-feira): “Uma Batalha Após a Outra”
  • Dia 9 de outubro (quinta-feira): “Ó Paí, Ó” (sessão especial de 18 anos) + Show de Majur
  • Dia 10 de outubro (sexta-feira): “Uma Sexta-feira Mais Louca Ainda” + Show da banda Herbert & Richard
  • Dia 11 de outubro (sábado): “Como Treinar o Seu Dragão” (live-action) + “Quarteto Fantástico: Primeiros Passos” (sessões independentes)
  • Dia 12 de outubro (domingo): Show da Banda Didá + “A Menina e o Pote” (curta-metragem) + “A Pequena Sereia” (live-action) (sessões independentes)

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Open Air Brasil

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Rachel Reis no Open Air Brasil
Play

Ex-colegas revelam: como o jovem Wagner Moura da Facom virou estrela de cinema

Rachel Reis no Open Air Brasil
Play

Tom e Jerry e mais: veja o que está passando no cinema em Salvador

Rachel Reis no Open Air Brasil
Play

Hugh Jackman surge irreconhecível como personagem icônico em trailer

Rachel Reis no Open Air Brasil
Play

Netflix anuncia nova produção de Stranger Things para 2026

x