Busca interna do iBahia
HOME > CARNAVAL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ECONOMIA

Carnaval de Salvador pode influenciar a economia global; entenda

Festa popular movimenta setores como turismo, cultura e serviços

Agatha Victoria Reis

Por Agatha Victoria Reis

05/02/2026 - 18:17 h

Siga o A TARDE no Google

Google icon
Carnaval de Salvador
Carnaval de Salvador -

Uma das maiores festas populares do Brasil, o Carnaval exerce papel na economia nacional, movimentando setores como turismo, cultura e serviços. Para discutir de que forma a folia pode se tornar uma referência global, o Ministério da Cultura (MinC) recebe em Salvador, no dia 13 de fevereiro, a economista Mariana Mazzucato, que abordará a cultura como eixo estratégico.

Além da capital baiana, a iniciativa passará por Rio de Janeiro e Brasília. Segundo Mazzucato, as métricas tradicionais, como o Produto Interno Bruto (PIB), têm dificuldade em captar o valor real de áreas como as artes e a cultura, por se concentrarem apenas em transações de mercado.

Tudo sobre Carnaval em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

“O Carnaval oferece um poderoso estudo de caso: ele demonstra como grandes manifestações culturais geram valor nas dimensões econômica, social e territorial, um valor que não pode ser capturado por métricas tradicionais”, afirma a economista.

Leia Também:

De acordo com a pesquisadora, o estudo busca deslocar o debate dos chamados “setores criativos” isolados para uma economia em que a cultura é condição prévia para a transformação econômica e para a formação da sociedade.

“O Carnaval é expressão cultural, força econômica e elo social. Tratá-lo como objeto de pesquisa estruturante é reconhecer a cultura como política pública essencial”, destaca a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

O Carnaval como referência

A festa, que mobiliza a economia de diversos setores, é vista pelo público internacional como um sistema social e econômico de produção que opera durante todo o ano. Entre os aspectos simbólicos e estruturais que impulsionam essa dinâmica, destacam-se:

  • Complexidade: o Carnaval mobiliza cadeias produtivas, gera trabalho e promove a formação de competências, além de articular saberes tradicionais e contemporâneos;
  • Impacto econômico: Segundo dados da Prefeitura de Salvador, a capital recebeu 3,5 milhões de turistas e movimentou quase R$ 2 bilhões;
  • Estudo de caso: o evento é utilizado como exemplo para demonstrar como manifestações culturais geram valor econômico, social, territorial e urbano.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

carnaval Carnaval de Salvador

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Carnaval de Salvador
Play

Folia que paga as contas: 4 formas de ganhar uma grana extra no Carnaval

Carnaval de Salvador
Play

Com Parangolé, Guga Meyra entra na disputa da música do Carnaval

Carnaval de Salvador
Play

Péricles no Carnaval? Entenda a confusão que viralizou nas redes

Carnaval de Salvador
Play

Banda Guig leva clima de carnaval para gravação de nova música

x